Questões de Filosofia da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Filosofia da FUNDATEC

 “Submetendo-se cada um a todos, não se submete a ninguém em particular, e como não há um associado sobre o qual não se adquira o mesmo direito que se cede sobre si próprio, ganha-se equivalência de tudo o que se perde e maior força para conservar o que se possui”.
O trecho acima apresenta uma concepção de poder político que se fundamenta na noção de contrato. Essa concepção específica de contrato é apresentada em qual obra?  

A ética filosófica apresenta abordagens variadas para a tomada de decisões, cada uma com suas características e aplicações específicas. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada abordagem ética às suas descrições, que incluem suas principais características e exemplos de aplicação.

Coluna 1
1. Ética do cuidado. 2. Ética existencialista. 3. Ética do discurso. 4. Ética pragmatista. 5. Ética da responsabilidade.

Coluna 2
( ) Baseia-se na ideia de que as decisões éticas devem ser testadas pela experiência e pelos resultados práticos. Exemplos incluem decisões no âmbito educacional ou empresarial, em que o aprendizado com a prática é fundamental.

( ) Foca a responsabilidade intergeracional e a proteção das futuras gerações, destacando a sustentabilidade e o cuidado com o planeta. Aplicações incluem decisões relacionadas a mudanças climáticas.

( ) Valoriza o diálogo como meio para alcançar consensos éticos, exigindo justificativa racional e participação igualitária em debates. Aplicações incluem políticas públicas em sociedades plurais.

( ) Destaca as relações e a interdependência, valorizando a empatia e a responsabilidade interpessoal. Aplicações incluem decisões éticas no cuidado de pessoas vulneráveis.

( ) Foca na liberdade individual, autenticidade e criação de valores próprios. Exemplos incluem decisões sobre identidade pessoal ou onde não há regras pré-estabelecidas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A transição do pensamento escolástico para a ciência moderna foi marcada por mudanças significativas na forma como o conhecimento era abordado. Enquanto a escolástica medieval buscava conciliar fé e razão, a ciência moderna deslocou seu foco para a experimentação e os métodos matemáticos, promovendo um modelo de conhecimento baseado na observação e replicabilidade. Contudo, é válido questionar se a ciência moderna realmente abandonou por completo as explicações teológicas e metafísicas. Com base nesse contexto, analise as assertivas a seguir:

I. A escolástica integrava a razão como uma ferramenta para sistematizar e esclarecer verdades de fé, buscando harmonizar a filosofia aristotélica com os princípios teológicos cristãos.

II. René Descartes e Francis Bacon, ao romperem com a escolástica, desenvolveram métodos de investigação baseados exclusivamente em novas abordagens racionais e empíricas, sem relação com conceitos originários da tradição medieval.

III. A ciência moderna deslocou seu foco das explicações teológicas e metafísicas para a experimentação e os métodos matemáticos, mas muitos filósofos argumentam que pressupostos metafísicos ainda estão presentes nas teorias científicas modernas.

IV. O racionalismo cartesiano e o empirismo baconiano representaram abordagens distintas para o uso da razão na construção do conhecimento, mas ambas influenciaram significativamente o desenvolvimento da ciência moderna.

V. A escolástica perdeu sua relevância na filosofia moderna e na ciência moderna, sendo descartada sem deixar contribuições significativas para as tradições acadêmicas ou culturais posteriores.


Quais estão corretas? 

Analise os textos abaixo, inspirados nas concepções sobre direitos humanos de três pensadores:


Texto I:

“Os direitos humanos só têm força quando garantidos por uma comunidade política. A experiência dos apátridas demonstra que, sem pertencimento a um Estado, esses direitos tornam-se abstrações frágeis, embora continuem sendo válidos para todas as pessoas como ideais universais” (Arendt, 1998).


Texto II:

“Os direitos humanos devem ser vistos como condições reais que garantem às pessoas a capacidade de viverem vidas dignas, como acesso à educação, saúde e oportunidades econômicas. Essas condições, chamadas de liberdades substanciais, são indispensáveis para superar desigualdades sociais e culturais” (Sen, 2000).


Texto III:

“Os direitos humanos formam um núcleo básico de princípios universais, que devem ser respeitados por todas as sociedades. Eles não exigem uniformidade cultural, mas garantem uma base comum indispensável para estabelecer uma convivência justa entre os povos” (Rawes, 2008).




Com base nas ideias e informações apresentadas nos textos, assinale a alternativa correta.

Na Filosofia Política, o conceito de liberdade é amplamente debatido e pode ser entendido de diferentes formas. Para esta questão, utilizaremos as definições de liberdade negativa, liberdade positiva e o princípio do dano, conforme descritos abaixo:

Liberdade negativa: refere-se à ausência de interferências externas no exercício da vontade e ações individuais, desde que tais ações não prejudiquem outras pessoas.

Liberdade positiva: relaciona-se à capacidade de autogoverno e à realização de propósitos racionais, considerando a presença de condições que possibilitem a autonomia plena.

Princípio do dano: a liberdade individual pode ser legitimamente limitada apenas quando as ações de alguém causam danos concretos e verificáveis a outras pessoas ou ao meio ambiente.

Com base nos conceitos apresentados, considere o seguinte cenário: Um grande parque urbano foi recentemente reaberto após reformas. As autoridades decidiram proibir a circulação de bicicletas e patinetes para proteger a natureza do local. Alguns cidadãos argumentam que essas restrições limitam sua liberdade individual, enquanto outros defendem que as medidas são necessárias para preservar o meio ambiente.
De acordo com as definições apresentadas e o cenário descrito, assinale a alternativa INCORRETA.

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