Questões sobre O que é a Filosofia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre O que é a Filosofia

#Questão 1134210 - Filosofia, O que é a Filosofia, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Filosofia

O livro Boas-vindas à Filosofia, de autoria de Marilena Chauí, começa com a seguinte indagação: Para que serve a filosofia? Depois de ressaltar a peculiaridade da questão, que não é dirigida a outras áreas da ciência e da cultura, Marilena Chauí argumenta que, em se tratando da filosofia, a indagação até pode fazer sentido a partir de certa perspectiva contemporânea.

Qual perspectiva seria essa, segundo Marilena Chauí?

A perspectiva a que Marilena Chauí se refere em seu livro é

A questão do trágico como problema filosófico vai além das considerações estéticas em torno das propriedades e da forma do drama. Em relação ao problema do trágico, assinale a alternativa correta. 

“A despeito de uma transformação histórica no âmbito de sua competência explicativa – em parte devida à sua enorme fertilidade em gerar novos saberes –, o pensamento filosófico resiste precisamente porque não abandona seu motivo originário”.
O trecho acima, retirado do documento Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), voltados às ciências humanas, destaca a presença contínua da busca inicial do saber filosófico que inspirou os gregos. De acordo com o referido documento, é correto afirmar que a Filosofia nasceu com a declarada intenção de 

Analise a seguinte afirmação do filósofo Merleau-Ponty: “nascer é ao mesmo tempo nascer do mundo e nascer no mundo. O mundo já está constituído, mas também não está nunca completamente constituído”. Considerando o pensamento do filósofo e sua relação com demais pensadores sobre o tema da liberdade, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. 
I. Quando o pensador fala que “nascemos do mundo”, quer dizer que, desde cedo, existe um campo aberto de possibilidades à nossa disposição, que pode nos permitir sermos livres ou não. II. Podemos compreender que o filósofo está buscando explicar o significado e o conceito de liberdade com base em dois aspectos: o da construção e o da liberdade situada. Em ambos os aspectos, o mundo abre caminhos, mas também impõem limites para a vivência da liberdade. III. Pode-se compreender a nossa existência com base em dois fundamentos: que nunca há determinismo e que nunca há escolhas absolutas, “pois nunca somos consciência nua”, algo pronto, acabado, somos seres abertos a uma infinidade de possibilidades. IV. O pensador está concordando com o pensamento de Rousseau, que afirma: “o homem no seu estado natural não é livre”, porque já nasce pronto. Segundo o filósofo, o homem é “o lobo do próprio homem”. Para ambos os pensadores, é a sociedade que torna o homem livre bondoso e virtuoso. Em outras palavras, é a sociedade que constrói a essência humana.

No debate sobre a teoria do conhecimento, existe um entendimento de que o conhecimento é a relação que se estabelece entre sujeito, consciência ou um ser conhecido. Nesse sentido, pode-se afirmar que o mito, o senso comum, as ciências e a própria Filosofia são:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis