Listagem de Questões sobre Geral
Considerando os textos acima e a filosofia da educação de John Dewey, julgue os itens subseqüentes.
A definição apresentada pelo autor para Filosofia é suficientemente ampla para abranger todas as definições adotadas ao longo da história da Filosofia.
A Filosofia pode ser vista como uma possível teoria da ação, pois o autor defende um fundamento pragmático da educação.
Acerca do texto acima e segundo o pensamento de Platão, julgue os itens subseqüentes.
Verdade e falsidade podem ser predicados das proposições, nunca dos argumentos. Do mesmo modo, propriedades de validade ou invalidade só podem pertencer a argumentos dedutivos, mas nunca a proposições.
(I. Copi)
A partir desse esclarecimento de Copi é correto afirmar que:
a conclusão de um argumento será necessariamente um raciocínio inválido se as premissas forem falsas.
se as premissas e a conclusão de um argumento forem verdadeiras, a conclusão deve necessariamente ser resultado de um raciocínio válido.
um argumento pode conter exclusivamente proposições falsas e, apesar disso, seu raciocínio pode ser válido.
as premissas de um argumento podem ser todas verdadeiras e sua conclusão válida, mas falsa.
é possível determinar a verdade ou falsidade de uma premissa analisando-se a validade do raciocínio.
Precisamos nos desfazer de todas as idéias, de todas as crenças recebidas, ou seja, libertarmo-nos de todas as tradições, de todas as autoridades, se quisermos alguma vez reencontrar a pureza nativa da nossa razão, chegar à certeza da verdade.
(A. Koyré)
É correto afirmar que, nessa passagem, Koyré se refere
à necessidade que tem o cético de permanecer em dúvida, por considerar impossível alcançar qualquer certeza.
à proposta de São Tomás de Aquino de integrar o costume à razão para obter o conhecimento das coisas.
ao momento em que Descartes precisou da dúvida para se desfazer de idéias pré-concebidas e fundar uma ciência inteiramente baseada na razão.
à continuidade do projeto renascentista de dominação da natureza que Bacon implementou no final do século XVI.
à origem da crítica da razão pura, promovida por Kant em resposta ao racionalismo do século XVII.
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