Listagem de Questões sobre Geral
Nas Investigações Filosóficas, Wittgenstein considera uma linguagem que se refere apenas às experiências privadas de um falante, que só este pode conhecer. Em sua análise, Wittgenstein conclui que essa linguagem privada
pode ser traduzida em uma linguagem pública.
é a primeira linguagem que aprendemos.
é inteligível apenas ao próprio falante.
não é uma linguagem possível.
é a linguagem das leis do pensamento.
Para Pierre Duhem, "o físico nunca pode submeter ao controle da experiência uma hipótese isolada, mas somente todo um conjunto de hipóteses; quando a experiência está em desacordo com as suas previsões, ela lhe ensina que pelo menos uma das hipóteses que constituem esse conjunto está errada e deve ser modificada, mas ela não lhe mostra aquela que deve ser modificada". Essa abordagem da confirmação empírica pode ser adequadamente caracterizada como
dedutiva.
narrativa.
probabilista.
reducionista.
genealógica.
No livro Idéias para uma Fenomenologia Pura e para uma Filosofia Fenomenológica, de Husserl, podem ser distinguidas duas direções de investigação. Se uma delas pode ser chamada de orientação natural, a outra, em contrapartida, pode ser nomeada como orientação fenomenológica. Segundo o autor, podemos associar as duas orientações, respectivamente,
à ciência e à teologia.
ao objeto puro e simples e ao objeto intencional.
à lógica formal e à metafísica.
à crítica do conhecimento e à psicologia.
às ciências naturais e ao dogmatismo.
"O homem está condenado a ser livre."
(Jean-Paul Sartre)
Assinale a alternativa que expressa a idéia dessa frase de Sartre.
As ações humanas seguem um padrão de rigorosa necessidade.
A liberdade humana é uma crença produzida pela imaginação.
O homem é totalmente livre, e não pode deixar de sê-lo, porque não possui qualquer essência que o predetermine.
O homem é livre em alguns de seus atos e determinado em outros.
A natureza humana comporta um destino ao qual o homem não pode furtar-se.
Assinale a alternativa que expressa a concepção de metafísica formulada por Merleau-Ponty no texto.
A metafísica é uma ciência exata.
A metafísica é impossível como conhecimento objetivo.
A metafísica é o coroamento de todo o sistema do saber.
A metafísica é um método para solucionar questões que estão além das fronteiras da ciência.
A metafísica é uma constante interrogação pela qual o homem enfrenta os paradoxos que estão envolvidos no conhecimento e na ação.
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