Questões sobre Filosofia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Filosofia

Em relação a exigências éticas, é INTOLERÁVEL para os objetivos éticos e políticos do capitalismo vigente

O processo para a efetivação de um socialismo libertário só se justifica em relação à cidadania e às relações sociais se houver

Leia o argumento abaixo:

“Nenhum vegetariano come linguiça de porco. Moby não come linguiça de porco. Portanto, Moby é vegetariano”. Embora todas as proposições do argumento sejam verdadeiras, o argumento em seu conjunto é invá-lido, pois a estrutura formal do argumento comete o erro de ter duas premissas negativas e de duas premissas negativas nada se concluí. Além disso, é lógico que Moby pode não comer linguiça de porco, mas comer outras carnes. (BAGGINI, Julian. Você pensa o que acha que pensa? Rio de Ja-neiro: Zahar, 2010, p. 53. Adaptado).

A partir da leitura do texto acima, a diferença entre verdade e validade é:

Leia o texto a seguir:

“Parece que a felicidade, mais que qualquer outro bem, é tida como este bem supremo, pois a esco-lhemos sempre por si mesma, e nunca por causa de algo mais; mas as honrarias, o prazer, a inteli-gência e todas as outras formas de excelência, embora as escolhamos por si mesmas, escolhemo-las por causa da felicidade, pensando que através delas seremos felizes. Ao contrário, ninguém escolhe a felicidade por causa das várias formas de excelência, nem, de um modo geral, por qualquer outra coisa além dela mesma” (ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Brasília: EdUnb, 1992, p. 23. Adaptado).

De acordo com o texto acima, a felicidade para Aristóteles é o

Leia o texto a seguir:

“Perguntando se o livre-arbítrio vem de Deus, conclui que sim, sendo que quando se age mal é porque se fez a escolha errada. Santo Agostinho procura assim dar conta da relação entre a natureza humana criada por Deus, a vontade livre que Deus deu ao homem e a possibilidade de o homem escolher entre fazer o bem e o mal. Sem a vontade livre o ser humano não seria responsável por seus atos” (MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética. RJ: Zahar, 2007. p.53-54. Adaptado).

Segundo o texto acima, para Santo Agostinho, é fundamental que os homens tenham livre-arbítrio, para que Deus não

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis