Questões de Filosofia do ano 2022

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Listagem de Questões de Filosofia do ano 2022

#Questão 1017253 - Filosofia, , IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Filosofia - Edital nº 73

Locke, em sua teoria do conhecimento, elabora uma classificação dos tipos de ideias que nossos sentidos produzem. Entre elas, o filósofo distingue ideias em simples e compostas (ou complexas). Dentre as ideias compostas, encontramos as ideias de substâncias. Marque a alternativa que traz a CORRETA relação entre ideias simples e complexas a partir do exemplo das ideias de substâncias. 

#Questão 1017254 - Filosofia, , IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Filosofia - Edital nº 73

As falácias são erros presente em argumentos que comprometem, por exemplo, a validade de uma discussão. São vários os tipos de falácias e algumas são inclusive classificadas do ponto de vista linguístico como figuras de linguagem. Com base no texto: “Leo vem de uma antiga e muito tradicional família de pintores. Logo, quando crescer ele deverá ser um dos pintores mais conhecidos no mundo”. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essa falácia.

#Questão 1017255 - Filosofia, , IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Filosofia - Edital nº 73

Texto 1:
Neste ensaio, “ciência normal” significa uma pesquisa estavelmente fundada sobre um ou mais resultados alcançados pela ciência do passado, aos quais uma comunidade científica particular, por certo período de tempo, reconhece a capacidade de constituir o fundamento de sua práxis posterior.
Texto 2:
Essas transformações dos paradigmas da óptica e da física constituem revoluções científicas, e a passagem sucessiva de um paradigma para outro, por meio da revolução, forma o esquema habitual de desenvolvimento de uma ciência madura. 
Qual o pensador cujas ideias são representadas pelos dois fragmentos acima é?

#Questão 1017256 - Filosofia, , IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Filosofia - Edital nº 73

O surgimento da filosofia ocidental nas colônias do mundo grego é marcado principalmente por uma preocupação cosmológica, uma busca por compreender a origem da natureza numa perspectiva que não dependa de explicações meramente mitológicas.
No contexto do surgimento da filosofia, julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:
I - Tales havia privilegiado a água, Anaxímenes o ar, Xenófanes a terra e Heráclito o fogo. Para Empédocles, todas essas quatro substâncias mantinham-se em iguais condições como ingredientes fundamentais, ou "raízes", como ele dizia, do universo.
II - Os átomos, acreditava Diógenes, são muito pequenos para serem detectados pelos sentidos. Eles são infinitos em quantidade e aparecem sem cessar em infinitas variedades, além de terem existido desde sempre. Ao contrário dos eleatas, ele afirmava que não havia contradição em admitir a existência de um vácuo: havia um vazio, e nesse infinito espaço os átomos estavam em constante movimento, assim como os grãos de pó sob os raios de sol.
III - A descoberta dos pitagóricos de que havia uma relação entre os intervalos musicais e as razões numéricas resultou na crença de que o estudo da matemática era a chave para o entendimento da estrutura e da ordem do universo.
IV - Melisso de Samos sistematizou a doutrina eleática e caracterizou o ser como eterno, infinito, uno, igual, imutável, imóvel e incorpóreo.
V - Diógenes de Apolônia combina as teses de Tales e Anaxágoras afirmando que o princípio seja água-inteligência, de natureza infinita. 

#Questão 1017257 - Filosofia, , IFPI, 2022, IF-PI, Professor - Filosofia - Edital nº 73

O texto abaixo apresenta uma posição do professor e filósofo Sílvio Gallo sobre o ensino de filosofia: “
(...) me parece que o desafio que está posto para nós, ao ensinar filosofia, é ensinar filosofia como um convite para que cada um dos nossos estudantes façam eles próprios no seu pensamento a sua experiência de pensamento, mas, uma experiência de pensamento que eles jamais poderiam fazer sozinhos. Eles só vão poder fazer se tiverem a oportunidade de uma ou duas horas por semana, em sala de aula, na escola, estar com um professor filósofo e que, portanto, experimenta a filosofia como atividade e que convide os estudantes a fazerem essa atividade com ele. Vejam que o que eu estou falando aqui não se trata de uma filosofia que pode ser aprendida exclusivamente nos livros, mas é uma filosofia que só pode ser aprendida por essa frequentação e é essa filosofia que do meu ponto de vista faz sentido estar na sala de aula, não como uma filosofia que simplesmente indique fórmulas que vão ser memorizadas pelos alunos, mas, uma filosofia que convide a pensar junto, que convide a fazer junto. E repito, esse pensar junto e esse fazer junto, pode ter como intervenção fundamental o texto de filosofia através do qual nós podemos acompanhar o movimento dos pensamentos dos filósofos e, ao acompanhar esse movimento, fazer o nosso próprio movimento de pensamento no nosso pensamento, com criatividade, com competência e com qualidade”.
(GALLO, Sílvio. O ensino de filosofia. Revista Trilhas Filosóficas. Ano 9. Nº 2. Jul-dez. Caicó, 2016. p. 28.)
Analisando o que apresenta Sílvio Gallo, no trecho acima, podemos AFIRMAR que:

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