Questões de Farmácia da IESES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia da IESES

A pressão arterial é a força de tensão que o sangue exerce sobre a parede dos vasos. A hipertensão arterial sistêmica tem se mostrado altamente prevalente entre os idosos, tornando-se um preocupante problema de saúde pública, em decorrência dos efeitos que podem influenciar nas condições de saúde e na autonomia das pessoas afetadas.
Disponível em: DOS SANTOS, Lucas et al. Contribuições do treinamento concorrente à autonomia de idosos com hipertensão arterial sistêmica. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 272, p. 121-134, 2021.
Acerca do tratamento farmacológico da hipertensão, analise as proposições a seguir:
Diuréticos tiazídicos, ao exemplo da hidroclorotiazida e da indapamida, de alça como a furosemida e poupadores de potássio, ao exemplo da clortalidona e espirinolactona, são utilizados no tratamento da hipertensão
PORQUE
Promovem uma redução do volume plasmática pela diurese e assim diminuem o débito cardíaco, sendo que o seu uso contínuo acarretará num efeito duradouro devido a diminuição da resistência vascular periférica.
Acerca do exposto e sobre o mecanismo de ação dos diuréticos é correto afirmar que:



Farmacocinética é o termo usado para descrever o percurso de um fármaco no organismo desde que é administrado. A absorção dos fármacos ocorre através de inúmeros mecanismos para exploração e rompimento de barreiras. Uma vez absorvido, o fármaco utiliza sistemas de distribuição dentro do organismo, ao exemplo do sistema linfático e hematopoiético, a fim de alcançar seu órgão-alvo numa concentração apropriada. Disponível em: ZAMITH, Maria Novais Barbosa Forrester. Interação fármaco-nutriente em doentes oncológicos. Ciclo de estudo: 1º Ciclo de Ciências da Nutrição. Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto - Porto, 2019. Assume-se, numa situação hipotética, que três fármacos (X, Y e Z) com a mesma biodisponibilidade, volume de distribuição e depuração foram administrados à um paciente em doses idênticas, conforme gráfico abaixo:
Observando o gráfico acima pode-se dizer que:

O tratamento de várias patologias pode ser realizado com algumas drogas, sendo que ao longo dos tratamentos podem ocorrer a interações entre essas drogas e alguns tipos de alimentos, visto que os fármacos apresentam a capacidade de interagir com os alimentos quando são ingeridas simultaneamente, aumentando as chances de ocorrer efeitos adversos. Disponível em: DA SILVA TOMÉ, Larissa et al. Interações entre fármacos e alimentos. Mostra Científica da Farmácia, v. 5, 2019, modificado. Analise as alternativas a seguir, julgando-as como corretas ou incorretas:
I. A interação fármaco-nutriente leva a alteração de mecanismos cinéticos ou dinâmicos, o primeiro diz respeito à disponibilidade do fármaco, absorção, distribuição, metabolismo e excreção, ao passo que o segundo está relacionado ao efeito clínico ou fisiológico do medicamento. II. Uma interação fármaco-alimento clássica é o consumo de dietas ricas em vitamina K, quando da administração de anticoagulantes. Neste evento nota-se o aumento do efeito do fármaco Varfarina, diminuindo o risco do processo tromboembólico e infarto agudo do miocárdio. III. A alteração na absorção dos medicamentos, na interação droga-nutriente, acontece devido à redução do tempo de esvaziamento do trato digestório, ou ainda, pela formação de quelatos, formados a partir da reação com cátions metálicos, presentes nos alimentos, com o fármaco administrado. IV. A maioria dos fármacos administrados por via oral tem sua absorção por difusão ativa assim como a maioria dos nutrientes, logo, processos patológicos gastrintestinais alteram a absorção de ambos caracterizando assim uma alteração fármaco dinâmica.
Assinale a alternativa que corresponde ao julgamento correto das proposições acima:

No início do Século XX. os pesquisadores postularam que os fármacos/drogas atuariam por se combinarem com estruturas especializadas, localizadas na membrana celular, às quais denominaram de substância receptiva, ou receptor. Esse conceito, fundamentalmente corretos constitui a base da Farmacologia até os dias de hoje. Dado que a Farmacodinâmica trata dos efeitos das substâncias sobre o organismo e seu mecanismo, alguns conceitos são importantes. Assinale a sequência com a correlação correta.

I. Antagonistas competitivos, antagonismos farmacológico.

II. Antagonistas não competitivos, antagonismo famacológico não competitivo.

III. Antagonista fisiológico.

IV. Sinergismo.

( ) O efeito/resposta se dá por meio de um sistema diferente daquele que atua o agonista, ou simplesmente os dois agentes atuam por mecanismos moleculares distintos.

( ) O efeito/resposta da associação de dois fármacos é de maior intensidade do que a soma dos efeitos de ambos produzidos de forma isolada.

( ) Dado por substâncias que tem a capacidade de ligar-se ao receptor, mas não tem capacidade de ativá-los. Impedem a ligação do agonista ao receptor.

( ) Substancias que diminuem o efeito do agonista por atuar em componentes celulares distintos no receptor, ligam-se em um local distinto do sítio do agonista.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis