Questões de Farmácia da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia da Banca não informada

A um paciente foi prescrito um medicamento anticonvulsivante barbitúrico oral (fenobarbital), devido a problemas de crises convulsivas. Após alguns meses de tratamento, o paciente estava sentindo uma queimação no estômago (azia) e em uma conversa com o seu vizinho contou a ele o que estava sentindo. O vizinho, prontamente lhe indicou um medicamento que era “tiro e queda” e que ele nem precisava consultar o médico, pois ele já tomava o medicamento há algum tempo e nunca teve problemas. O medicamento indicado pelo vizinho era um antiácido, (hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio), que o paciente prontamente comprou na farmácia e logo começou a tomar. Após alguns dias de “tratamento com o antiácido” o paciente teve uma crise convulsiva apesar de tomar regularmente o anticonvulsivante. As crises se repetiram por várias vezes nos dias seguintes, devido à associação desses medicamentos pela incompatibilidade:

O idoso, em geral, faz uso de diversos medicamentos concomitantemente e merece ampla atenção farmacêu- tica, no que diz respeito às possíveis interações. O potencial para interações é da ordem de 100% quando o número de medicamentos prescritos é de, no mínimo, oito. Antiinflamatórios não-esteróides com anti- hipertensivos β-bloqueadores costumam ser consumi- dos por idosos e o farmacêutico deve alertá-lo porque:

Diversas associações medicamentosas encontram-se
disponíveis no mercado farmacêutico, muitas delas
consideradas inadequadas. Analisando-se as seguin-
tes associações:



É atribuição do farmacêutico alertar o paciente e/ou o
médico quanto à inadequação, de apenas:

Segundo a Portaria nº 272 de 08 de abril de 1998, qual dos conceitos abaixo, é INCORRETO?

Analise a seguinte situação: Um paciente chega a um serviço de emergência de um hospital devido a uma forte febre que persistia há três dias, apresentando pouca melhora com o uso de dipirona via oral. O médico procede à consulta e solicita um RX de tórax. Após a avaliação do RX, o médico diagnosticou Pneumonia e, ao fazer a anamnese do paciente, perguntou se ele já tinha tomado penicilina e se ele era alérgico a este medicamento. O paciente responde não para as duas perguntas. Devido ao quadro clínico, o médico decide internar o paciente e procede a prescrição de penicilina 5 milhões de unidades a cada 6 horas.Após cinco dias de tratamento, o paciente apresenta uma reação alérgica com edema de glote e pruridos. Com base nas informações, classifique essa reação adversa a medicamentos

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis