Questões sobre Formulações farmacêuticas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Formulações farmacêuticas

A imagem precedente ilustra uma molécula de budesonida, fármaco da classe dos glicocorticoides composto pelas seguintes propriedades físico-químicas: solubilidade aquosa de 0,0457 mg/mL; log P de 2,42; e pKa de 13,74. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.

O valor de pKa da budesonida indica que, para que essa molécula seja veiculada em uma forma farmacêutica líquida para aplicação nasal, o sistema deve ser tamponado.

Acerca da dexclorfeniramina, fármaco anti-histamínico de primeira geração ou clássico, e da loratadina, fármaco anti-histamínico de segunda geração ou novo, julgue os itens que se seguem. A principal diferença entre a dexclorfeniramina e a loratadina é que a primeira atua sobre os receptores H1 e H2, ao passo que a segunda atua seletivamente sobre os receptores H2 periféricos.

Acerca das formulações farmacêuticas de fármacos para administração pelas vias nasal e pulmonar, julgue os seguintes itens. Formulações farmacêuticas de aplicação tópica nasal devem ser necessariamente isotonizadas.

Acerca das formulações farmacêuticas de fármacos para administração pelas vias nasal e pulmonar, julgue os seguintes itens. Soluções tópicas nasais isotônicas podem ser preparadas solubilizando-se o princípio ativo em solução de soro fisiológico.

Acerca das formulações farmacêuticas de fármacos para administração pelas vias nasal e pulmonar, julgue os seguintes itens. Formulações medicamentosas de aplicação nasal que contenham polímeros mucoadesivos podem melhorar a disponibilidade local dos fármacos, devido ao aumento do tempo de permanência local.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis