Questões de Farmácia do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia do ano 2008

Os ensaios imunológicos permitem avaliar vários parâmetros imunológicos relacionados com diferentes doenças e(ou) estágios de doença. Julgue os itens a seguir, com relação a esses ensaios.

A visualização da reação de precipitação e de aglutinação ocorre quando as concentrações dos anticorpos e antígenos estão equimolares.

Os ensaios imunológicos permitem a detecção de níveis mínimos de proteínas no soro, o que aumentou muito a sensibilidade dos métodos utilizados. Com relação às provas sorológicas, julgue os itens subseqüentes.

Para os ensaios sorológicos, o sangue deve ser coletado em tubo contendo gel separador com ativador de coágulo ou tubo sem gel e sem anticoagulante.

#Questão 569586 - Farmácia, Imunofarmacologia, CESPE / CEBRASPE, 2008, Hemobrás, Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia

Em relação às doenças passíveis de transmissão e aos agentes contaminantes do sangue, plasma e demais hemocomponentes, julgue os itens que se seguem.

Entre os herpes-vírus, somente o citomegalovírus (CMV) e o vírus de Epstein-Barr (EBV) possuem importância transfucional, pois o EBV permanece latente em linfócitos B e o CMV pode permanecer viável em linfócitos a 4 ºC por até 48 h.

As reações adversas a medicamentos (RAM) e as interações medicamentosas são problemas importantes na prática do profissional da área de saúde. Elas são causas significativas de hospitalização, de aumento de tempo de permanência hospitalar e, em alguns casos, podem ser fatais. Portanto, torna-se imprescindível o conhecimento prévio das possíveis RAM e interações a fim de serem minimizados os riscos. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

A automedicação é um dos fatores que aumentam a incidência de interações medicamentosas.

Os profissionais que prescrevem e dispensam os medicamentos aos pacientes precisam estar atentos às interações farmacológicas e alimentares. Para a varfarina de uso contínuo para prevenção de eventos tromboembólicos em pacientes com patologias ou situações de risco são bem descritas interações com fármacos que aumentam ou diminuem sua atividade, como: as atividades do ácido acetilsalicílico, fenilbutazonas e fármacos com ações sinérgicas às ações da varfarina. Em relação às interações alimentares que podem existir na terapia com varfarina, é correto afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis