Questões de Farmácia do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia do ano 2007

O controle da infecção hospitalar começa pela higienização das mãos. Estudos sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais à prática da higienização das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é insuficiente. Dessa forma, é necessária especial atenção de gestores públicos, administradores dos serviços de saúde e educadores para o incentivo e a sensibilização do profissional de saúde em relação a essa questão. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Agentes antissépticos são substâncias aplicadas à pele para reduzir o número de agentes da microbiota transitória e residente. Os principais antissépticos recomendados para a higienização das mãos incluem o álcool absoluto, a clorexidina, os compostos de iodo, os iodóforos e o triclosan.

Almoxarifados dedicados exclusivamente à armazenagem de medicamentos têm sido denominados centrais de abastecimento farmacêutico (CAF). No armazenamento, a principal preocupação é garantir a qualidade dos medicamentos sob condições adequadas e o controle de estoque eficaz, bem como garantir a disponibilidade dos produtos em todos os locais de atendimento e assegurar sua qualidade desde o recebimento até a entrega ao usuário. No que se refere a armazenagem de medicamentos, julgue os itens seguintes.

O prazo de validade ou o tempo previsto para a perda de estabilidade de um medicamento é verdadeiro desde que sejam respeitadas as indicações farmacopéicas de sua conservação.

Em relação à dispensação de medicamentos, julgue os itens que se seguem.

O ato de dispensar compreende basicamente a análise técnica da prescrição, o ajuste da dose prescrita — quando necessário e independentemente do médico — e a orientação ao paciente. Esses procedimentos visam garantir o cumprimento da prescrição médica, fornecer o medicamento correto e em quantidade adequada, facilitar a adesão ao tratamento e informar sobre o uso correto do medicamento.

Julgue os próximos itens, que versam sobre a seleção de medicamentos.

A seleção auxilia as ações de farmacovigilância, pois, com um número maior de medicamentos disponíveis, é possível aumentar a experiência e o nível de conhecimento dos prescritores e dos dispensadores, o que facilita o monitoramento e a identificação de reações adversas.

O Programa de Medicamentos Excepcionais existe desde 1993 e, desde então, muitas inclusões e exclusões foram realizadas. No início de 1999, foi implantado um gerenciamento que tem sido bastante eficiente e tem gerado bons resultados, alicerçados na ampliação do financiamento, no controle nominal de pacientes e no estrito monitoramento do comportamento do mercado farmacêutico — que define o valor de tabela de cada medicamento e o adequado gerenciamento da prescrição e fornecimento dos medicamentos. Foram elaborados protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas para cada um dos medicamentos, o que racionaliza sua prescrição e dispensação.

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.

Os medicamentos excepcionais são definidos pelos três níveis de governo que compõem, financiam e administram o SUS: União, estados e municípios.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis