Listagem de Questões de Farmácia
Julgue os itens seguintes, com relação à absorção e à distribuição de fármacos.
Para que o AAS possa atingir o tecido-alvo, primeiramente ele deve ser absorvido, ou seja, deixar o local de administração e chegar à corrente circulatória do paciente. O mecanismo mais importante para que o AAS possa atravessar as membranas que separam os compartimentos orgânicos é a difusão passiva através da bicamada lipídica das células. Dessa forma, a lipossolubilidade da droga, expressa pelo seu coeficiente de partição óleo/água, é fator de grande importância.
O AAS, assim como muitas drogas, é capaz de ionizar-se em função do pH do meio. Considerando-se que o pH do suco gástrico seja inferior ao pKa dessa droga, pode-se deduzir que, em nível estomacal, a maior parte das moléculas do ácido estarão ionizadas e, assim, haverá maior dificuldade de serem absorvidas nesse local.
Sabendo-se que a biodisponibilidade oral do AAS é de 68%, interpreta-se que apenas 68% da dose administrada estará disponível para atuar no tecido-alvo ou terá acesso a um líquido biológico a partir do qual poderá atingir o alvo.
A distribuição de fármacos, em sua fase inicial, depende fundamentalmente do débito cardíaco e do nível de perfusão tecidual, razão pela qual órgãos bastante perfundidos, tais como o coração, os rins e o cérebro, recebem maior quantidade de fármaco nessa fase. Na etapa seguinte, a droga se difunde para o interior dos tecidos, independentemente de sua ligação a proteínas plasmáticas e de sua lipossolubilidade.
Considerando os processos de eliminação de fármacos do organismo, julgue os itens a seguir.
A biotransformação é particularmente importante para formar compostos (metabólitos) que, em geral, possuem menor atividade farmacológica e, por serem mais lipossolúveis, podem ser mais facilmente excretados pelo organismo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}