Questões de Ética na Administração Pública do ano 2008

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Listagem de Questões de Ética na Administração Pública do ano 2008

Julgue os itens a seguir de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo federal.

Os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia do servidor em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional, podendo caracterizar, inclusive, violação ao Código de Ética, o que será passível de censura.

À luz do ordenamento jurídico brasileiro, que tem na Constituição Federal de 1988 (CF) seus pressupostos essenciais, e considerando as normas legais que regem a administração pública, além dos códigos de conduta normalmente adotados por corporações empresariais e pelas mais diversas instituições, julgue os itens que se seguem, relacionados ao tema da ética e da postura profissional.

O princípio ético da publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, que é mandamento constitucional, elimina, a rigor, a necessidade de se proceder à avaliação periódica, externa e interna, desses órgãos e dos que nele atuam profissionalmente.

Acerca de ética, qualidade dos serviços e trabalho em equipe, julgue os itens subsequentes.

O dever de urbanidade imposto ao servidor público caracteriza-se pela necessidade de respeito no trato com as pessoas, utilização de linguagem correta e cortês e emprego de comportamento diligente com os usuários do serviço, os colegas e os superiores hierárquicos.

Considere a seguinte situação hipotética.

Em um grande escritório de advocacia, trabalham cinco secretárias. À hora do almoço, Luana, a mais antiga delas, reúne as demais para falarem dos segredos e da vida privada dos seus respectivos chefes. Sem o mínimo de ética profi ssional, Luana revelou às colegas que seu chefe lhe confi denciou que tem uma doença grave, mas não quer que ninguém saiba.

Neste caso, faltou a Luana

No serviço público, o funcionário deve-se guiar pela conduta ética, que abrange aspectos da atuação e da relação com os públicos externo e interno. Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento ético do servidor público e suas implicações.

O funcionário, ao atender o usuário de seu serviço, deve ser cortês e interessado, mesmo que este usuário apresente comportamento irritado e indelicado ou seja de classe socioeconômica inferior à sua ou, ainda, ostente símbolos religiosos diferentes de sua religião.

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