Questões de Engenharia Sanitária da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Sanitária da CESPE / CEBRASPE

Acerca de fatores que determinam a qualidade e o uso da água, julgue os itens que se seguem.

Se autoridades sanitárias constatarem incidência anormal de doença de veiculação hídrica em determinada região, o órgão ambiental deve declarar a água dessa região imprópria para recreação de contato secundário.

Com base apenas na tabela acima e considerando que os dados apresentados foram obtidos de acordo com as normas legais, julgue os itens subseqüentes.

A água da amostra 2 é de melhor qualidade, porque apresenta menor quantidade de matéria orgânica dissolvida, como se pode deduzir a partir dos valores de DBO e de coliformes, maior concentração de oxigênio dissolvido e menor turbidez.

Com base apenas na tabela acima e considerando que os dados apresentados foram obtidos de acordo com as normas legais, julgue os itens subseqüentes.

As três amostras foram retiradas de água que pode ser usada para abastecimento humano, desde que submetida a tratamento, e à irrigação de hortaliças que são consumidas cruas e de frutas que se desenvolvam rente ao solo e que sejam ingeridas cruas, sem remoção de película.

Sobre o controle de lançamentos de efluentes em corpos d'água, julgue os itens seguintes.

Considere que uma situação excepcional, de relevante interesse público, circunstancia pedido de lançamento, em corpo d'água, de efluentes em desacordo com o que determina a Resolução CONAMA n.º 357/2005. Nessa situação, o órgão ambiental pode autorizar o lançamento, desde que sejam obedecidas as seguintes condições: realização de EIA e de RIMA às custas do responsável pelo lançamento; estabelecimento de tratamento adequado para esse efluente; fixação de prazo para término do lançamento excepcional.

Sobre o controle de lançamentos de efluentes em corpos d'água, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um técnico analista da qualidade de esgoto foi chamado a exercer o controle da qualidade de efluente que determinada empresa lançava em uma lagoa. A situação que ele encontrou foi a seguinte: efluente com pH igual a 3,5; temperatura de 58o C; materiais sedimentáveis e materiais flutuantes presentes.

Nessa situação, o técnico deve orientar os responsáveis pelo lançamento no sentido de mudar as características do efluente, aumentando o pH, reduzindo a temperatura e removendo os materiais sedimentáveis e flutuantes, visto que esses aspectos estão em desacordo com a Resolução CONAMA n.º 357/2005.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis