Questões de Engenharia Sanitária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Sanitária

A mistura rápida é uma operação destinada a dispersar produtos químicos na água a ser tratada, em particular no processo de coagulação de uma estação convencional de tratamento de água, que antecede a etapa de floculação. Com relação às etapas de mistura rápida e de coagulação, assinale a única afirmativa INCORRETA.

Os reservatórios de distribuição de água são elementos importantes em sistemas de abastecimento de água, pois permitem regularizar a vazão a ser distribuída e manter as pressões na rede dentro dos limites de segurança exigidos. De acordo com a posição em relação à rede de distribuição, os reservatórios podem ser classificados principalmente em reservatório de montante e reservatório de jusante. Com relação aos reservatórios de montante e de jusante, assinale a única afirmativa INCORRETA.

Tanto o lodo primário quanto o lodo secundário provenientes das estações de tratamento de esgotos domésticos necessitam de um tratamento adicional para mineralização da matéria orgânica presente, antes da sua disposição final. A digestão anaeróbia é uma das técnicas mais antigas de tratamento do lodo dos esgotos domésticos e ainda bastante utilizada nos dias atuais. Sobre a decomposição ou digestão anaeróbia do lodo dos esgotos domésticos assinale a única afirmativa INCORRETA.

As variações de consumo são consideradas, no dimensionamento das diversas unidades de um sistema público de abastecimento de água, através de coeficientes que majoram a vazão média anual. Com relação à utilização dos coeficientes do dia de maior consumo (k1) e da hora de maior consumo (k2) no cálculo das vazões de dimensionamento das instalações de um sistema de abastecimento de água, marque a afirmativa correta.

De acordo com a Portaria no 1.469, de 29 de dezembro de 2000, que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, o padrão microbiológico de potabilidade da água para consumo humano considera preferencialmente como o mais específico indicador de contaminação fecal recente e de eventual presença de organismos patogênicos, a existência da bactéria do grupo coliforme denominada:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis