Questões de Engenharia Naval da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Engenharia Naval da CESPE / CEBRASPE

Quando submetida a mar tempestuoso, a embarcação deve estar construída para resistir às consequências da ação do mar relativas a estanqueidade, estabilidade e manobrabilidade. Julgue o item que se segue quanto ao comportamento de navios em ondas.



O termo capear é atribuído à manobra para manter a embarcação navegando na direção do vento e das ortogonais perpendicularmente às cristas das ondas, com a proa chegada ao vento, o que maximiza o caturro, que imprime à embarcação grande esforço estrutural.

Quando submetida a mar tempestuoso, a embarcação deve estar construída para resistir às consequências da ação do mar relativas a estanqueidade, estabilidade e manobrabilidade. Julgue o item que se segue quanto ao comportamento de navios em ondas.



Na iminência de uma tempestade, a tripulação, sob orientação do comandante, deve providenciar, entre outras medidas, fechamento de escotilhas e portas estanques, peação de objetos passíveis de deslocamento, ajustamento dos tanques a meio nível e ajustamento do trim, via bombeamento do lastro, para deixar a embarcação abicada. 

Quando submetida a mar tempestuoso, a embarcação deve estar construída para resistir às consequências da ação do mar relativas a estanqueidade, estabilidade e manobrabilidade. Julgue o item que se segue quanto ao comportamento de navios em ondas.



Denomina-se correr com o tempo à manobra do navegante que permite que o mar e o vento alcancem a embarcação pela popa, caso em que a velocidade da embarcação precisa ser menor do que a celeridade de grupo das ondas.

Uma laguna é ligada ao oceano por canal curto prolongado por jetties (estruturas de enrocamento) perpendiculares à costa, de forma a direcionar o fluxo que se desenvolve entre essas obras, induzido pela variação da maré. Julgue o seguinte item quanto à cinemática dos fluidos. 

Durante o estofo de preamar ou baixa-mar da maré, o escoamento entre jetties anula-se, mas, durante a enchente da maré e durante a vazante, o escoamento é do tipo não permanente, com manutenção da direção, mas guardando sentidos contrários.

Quando os ângulos de banda são superiores a oito graus, o metacentro transversal não pode ser considerado fixo, já que a parte submersa do casco varia substancialmente, fazendo com que a posição do metacentro seja uma função do ângulo de banda. A respeito da estabilidade transversal da embarcação submetida a ângulo de banda superior a oito graus, julgue o seguinte item. 

O gráfico que apresenta a curva de estabilidade transversal da embarcação tem o ângulo de banda no eixo das abscissas e tem o braço de restituição no eixo das ordenadas. Essa curva passa pela origem e cresce até que o ângulo de banda atinja valor próximo de oitenta graus, o que significa dizer que o valor do braço de restituição da embarcação cresceu continuamente.

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