Listagem de Questões sobre Geral
Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.
Das afirmações abaixo:
I. Em geral, os cálculos de propriedades hidrostáticas que envolvem uma integração longitudinal são efetuados com auxílio da regra de Bonjean.
II. A regra de Bonjean ajusta uma parábola a cada três pontos definidos da curva a ser integrada e, portanto, como três pontos definem uma parábola, é exata para curvas tipo Euclidiana.
Somente a I está correta.
Ambas estão corretas.
Somente a II está correta.
Ambas estão incorretas.
São utilizados diversos tipos de tinta na construção naval, usadas de acordo com a superfície a ser pintada. Considerando o exposto assinale as afirmações corretas.
I. Primer: tinta protetora que impede a formação de óxidos e ferrugens na camada superficial do aço. É aplicada no primeiro tratamento dado à chapa de aço, logo quando ela é retirada do pátio onde se estoca o aço. Além disso, é aplicada também depois da fabricação dos blocos, proporcionando uma proteção às chapas e soldas de aproximadamente seis meses. Normalmente é utilizado o primer de zinco, de coloração acinzentada. Costuma-se passar duas demãos.
II. Inibidoras: têm como objetivo proteger o aço por meio de ação catódica e anódica servindo de metal de sacrifício. Pigmentos metálicos compõem a sua formulação, geralmente alumínio ou zinco, e é a camada mais próxima do primer. Costuma-se passar uma demão.
Considere seu conhecimento no uso e costumes na linguagem marítima para responder às duas próximas questões.
I. A tonelagem bruta é o volume total do navio e de todos os seus compartimentos fechados. Cada navio tem uma tonelagem oficialmente registrada, que define seu tamanho, e que é utilizada, também, para o cálculo de taxas e impostos.
II. A tonelagem líquida é o volume que constitui a real capacidade comercial do navio. Ela é medida pela tonelagem bruta da qual se deduzem certos espaços não comerciáveis (praça de máquinas, espaços da tripulação, etc). Em geral, essa tonelagem é a líquida, que recebe, então, o nome de tonelagem de registro. Como as formas dos navios são arqueadas, a medida dos volumes internos do navio era difícil de calcular, exigindo o emprego de artifícios especiais para obtê-la; daí o nome arqueação utilizado para designar o cálculo do volume interno dos navios.
I. O termo tonelagem nada tem a ver com tonelada, peso. Hoje, é usado para medir a tonelagem, por se tratar de medida de volume.
II. A arqueação, que é o volume de 100 pés cúbicos, ou seja, 1,7 metros cúbicos. Diz-se, por exemplo, que um navio tem 2000 de arqueação bruta (Também pode ser identificado por AB 2000).
BM
GM
KB
KG
KM
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}