Listagem de Questões sobre Geral
Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.
Das afirmações abaixo:
I. Nas plataformas semi-submersíveis, os momentos de inércia sofrem um aumento abrupto quando os pontoons imergem completamente.
II. Nas plataformas semi-submersíveis um critério importante a ser considerado é o da imposição de que os raios metacêntricos longitudinais e transversais sejam iguais ou muito próximos. Esse fato deve-se ao fato de que essas estruturas devem ter a mesma rigidez rotacional nas direções transversal e longitudinal, equilibrando assim sua resistência a momentos de adernamento em qualquer direção.
Ambas estão corretas.
Apenas a I está correta.
Ambas estão incorretas.
Apenas a II está correta.
I. Em geral, os cálculos de propriedades hidrostáticas que envolvem uma integração longitudinal são efetuados com auxílio da regra de Bonjean.
II. A regra de Bonjean ajusta uma parábola a cada três pontos definidos da curva a ser integrada e, portanto, como três pontos definem uma parábola, é exata para curvas tipo Euclidiana.
Somente a I está correta.
Somente a II está correta.
São utilizados diversos tipos de tinta na construção naval, usadas de acordo com a superfície a ser pintada. Considerando o exposto assinale as afirmações corretas.
I. Primer: tinta protetora que impede a formação de óxidos e ferrugens na camada superficial do aço. É aplicada no primeiro tratamento dado à chapa de aço, logo quando ela é retirada do pátio onde se estoca o aço. Além disso, é aplicada também depois da fabricação dos blocos, proporcionando uma proteção às chapas e soldas de aproximadamente seis meses. Normalmente é utilizado o primer de zinco, de coloração acinzentada. Costuma-se passar duas demãos.
II. Inibidoras: têm como objetivo proteger o aço por meio de ação catódica e anódica servindo de metal de sacrifício. Pigmentos metálicos compõem a sua formulação, geralmente alumínio ou zinco, e é a camada mais próxima do primer. Costuma-se passar uma demão.
cruzadas de estabilidade
de estabilidade dinâmica
de áreas seccionais
de momentos emborcadores
de momentos restauradores
No que se refere à operação e ao desempenho de motores diesel de navios, afirma-se que o(s)
resfriador intermediário reduz a temperatura do ar, após a passagem no turbo carregador, com intuito de aumentar a massa de ar admitida no motor.
turbo-carregador é um dispositivo que aumenta a vazão de gases de exaustão dos motores para aumento de potência.
motores diesel operam no ciclo diesel, caracterizado por adição de calor a volume constante.
motores de 4 tempos produzem mais potência comparados a motores de 2 tempos, já que ocorre um ciclo de potência a cada volta completa do eixo de manivelas.
motores de 2 tempos são dotados de janelas de admissão e exaustão, ambas para aumento do curso do cilindro do motor.
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