Questões de Engenharia Naval do ano 2011

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Listagem de Questões de Engenharia Naval do ano 2011

Considere o enunciado a seguir para responder às duas próximas questões.

Uma barra prismática de seção retangular de lados L1 = 2,5 cm e L2 = 5,0 cm e comprimento 360 cm foi submetida a uma força axial de tração 100 kN. O alongamento da barra nessa situação foi de 1,2 mm.

Das afirmações abaixo:

I. A tensão de tração é de 80 MPa.

II. A tensão de tração também pode ser expressa em outra unidade, e com a conversão o valor de 80 MPa fica sendo 80 N/cm2.

Considere o enunciado a seguir para responder às duas próximas questões.

Uma barra prismática de seção retangular de lados L1 = 2,5 cm e L2 = 5,0 cm e comprimento 360 cm foi submetida a uma força axial de tração 100 kN. O alongamento da barra nessa situação foi de 1,2 mm.

Das afirmações abaixo:

I. A deformação unitária da barra foi de aproximadamente 3,33%

II. Uma ruptura ocorreria no ponto E (maior que 15%). É neste ponto que o fenômeno de estricção, que é uma diminuição da seção transversal do corpo, passa a existir.

Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. Raio metacêntrico transversal é definido pela relação do momento de inércia da área do plano de flutuação, relativamente a um eixo transversal que passa pelo centro da área e o volume de deslocamento.

II. Raio metacêntrico longitudinal relaciona o momento de inércia da área do plano de flutuação, relativo a um eixo longitudinal passando pelo centro de flutuação, com o volume de deslocamento.

Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. Nas plataformas semi-submersíveis, os momentos de inércia sofrem um aumento abrupto quando os pontoons imergem completamente.

II. Nas plataformas semi-submersíveis um critério importante a ser considerado é o da imposição de que os raios metacêntricos longitudinais e transversais sejam iguais ou muito próximos. Esse fato deve-se ao fato de que essas estruturas devem ter a mesma rigidez rotacional nas direções transversal e longitudinal, equilibrando assim sua resistência a momentos de adernamento em qualquer direção.

Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. Em geral, os cálculos de propriedades hidrostáticas que envolvem uma integração longitudinal são efetuados com auxílio da regra de Bonjean.

II. A regra de Bonjean ajusta uma parábola a cada três pontos definidos da curva a ser integrada e, portanto, como três pontos definem uma parábola, é exata para curvas tipo Euclidiana.

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