Questões de Engenharia Naval

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Em um projeto da estrutura de um navio, estão presentes as seguintes situações.

• As unidades de chapeamento do fundo principal possuem comprimento na direção longitudinal cinco vezes maior que seu comprimento da direção transversal.

• As unidades de chapeamento do convés possuem comprimento na direção transversal cinco vezes maior que seu comprimento da direção longitudinal.

Analisando-se essas situações, constata-se que os sistemas de cavernamento desse navio para o fundo e para o convés são, respectivamente,

Em relação à influência da distância e à posição da fonte de radiação, peça e filme num ensaio por raio X, analise as afirmativas a seguir.

I - A imagem da peça no fi lme torna-se maior que a própria peça, à medida que aumenta a distância entre a peça e o fi lme.

II - A distorção lateral da peça no fi lme diminui, à medida que se posiciona a fonte geradora de radiação o mais perpendicular possível em relação à base da peça e ao fi lme.

III - A distorção da imagem da peça no fi lme diminui, à medida que se aumentam as dimensões da fonte geradora de radiação.

Está correto o que se afirma em

A revitalização da indústria naval trouxe para o Brasil consequências como o aperfeiçoamento dos processos produtivos. Sobre esse setor no Brasil, analise as afirmativas abaixo.

I – Apesar do fracasso do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), o surgimento do pré-sal conseguiu impulsionar a indústria naval no Brasil.

II – O ressurgimento da indústria naval no país é fruto das novas estatais criadas para o setor.

III – A carência de mão de obra qualificada, a falta de infraestrutura e a defasagem tecnológica são gargalos que precisam ser superados pelo setor naval no Brasil.

Está correto APENAS o que se afirma em

Um navio possui calado moldado na linha de carga de verão igual a 9,6 metros. Nessa situação, a marca de linha de carga tropical, em relação à linha de carga de verão, deve estar posicionada

Um navio, ao sofrer uma avaria, apresenta um grande ângulo de banda em sua posição de equilíbrio final. Com relação ao uso das curvas de Bonjean para verificação do equilíbrio do navio nessa condição, afirma-se que

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