Questões de Engenharia Metalúrgica da IBFC

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Listagem de Questões de Engenharia Metalúrgica da IBFC

Leia o texto a seguir: com base no tema “Sistemas mecânicos automotivos – Suspensão”. Nos eixos traseiros dos caminhões médios, pesados e extrapesados, são usadas suspensões de construção mais complexa, em função da grande variação do peso da carga incidente sobre o eixo nas condições carregado/descarregado. Considerando o exposto, tecnicamente e comercialmente a suspensão traseira pode apresentar as configurações a seguir, exceção feita à alternativa:

Avalie as afirmações que seguem com base no tema “Sistemas Mecânicos Automotivos”.

I. Convergência por roda é o ângulo entre o eixo longitudinal do veículo e o plano médio dos pneus.

II. Braço de força de deflexão é a distância mais curta entre o centro da roda e o pino mestre.

III. Braço de força de deflexão é a maior distância entre o centro da roda e o pino mestre.

Está correto o que se afirma em:

Assinale a alternativa correta. A geometria dos veículos quanto ao alinhamento das rodas é de vital importância, porque contribui para uma dirigibilidade confortável e segura, além de aumentar a vida útil dos pneus. Quando a projeção da linha de centro do pivô ou pino mestre estiver à frente do ponto de apoio do pneu ao solo dizse que:

Avalie as afirmações que seguem com base no tema “Sistemas Mecânicos Automotivos”.

I. Com relação ao sistema de direção, os choques resultantes das irregularidades da pista devem ser retransmitidos ao volante com o máximo amortecimento.

II. Com relação ao sistema de direção, quando o volante é liberado, as rodas do veiculo devem retornar automaticamente à posição central estáveis nessa posição (em trajetória retilínea).

III. A direção deve possuir a menor relação de redução possível (números de voltas de batente a batente).

Está correto o que se afirma em:

Avalie as afirmações que seguem com base no tema “Sistemas Mecânicos Automotivos” especificamente quanto aos problemas encontrados em sistemas de freios veicular, atribuindo respectivamente V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) Disco apresentando coloração entre o azul e violeta, mais visível próximo às áreas de refrigeração. Indica que ocorreu superaquecimento ocasionado provavelmente por má utilização durante a fase de assentamento das pastilhas, que pode provocar desde vibrações durante a frenagem, até alterações na estrutura do ferro fundido.

( ) Deposição de material da pastilha de freio no disco. Neste caso a superfície de frenagem fica completamente coberta com manchas azuis e ocre (alternadas). Essa deposição de material ocasiona superaquecimento e consequentemente a perda de eficiência de frenagem, sem que se perceba alterações na estrutura do ferro fundido. Deslizamentos excessivos ocorrem, porém, nestes casos não se observa vibrações no sistema o que dificulta a avaliação pelo motorista.

( ) Disco apresentando fadiga estrutural, e “hot-spots”, alertando para a sua espessura que deve próxima ao limite mínimo recomendado. Além das consequentes vibrações e da geração excessiva de ruído, o estado avançado de formação de trincas evidencia uso intensivo e excessivo.

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