Questões de Engenharia Mecânica da FADESP

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Listagem de Questões de Engenharia Mecânica da FADESP

#Questão 1100029 - Engenharia Mecânica, Materiais de Construção Mecânica, FADESP, 2025, UNIFESSPA, Técnico de Laboratório - Área: Eletromecânica

Nos ensaios de flexão rotativa, realizado para obtenção da curva SN do material, o corpo de prova, em sua região central, é submetido a tensões

#Questão 1100034 - Engenharia Mecânica, Sistemas Mecânicos, FADESP, 2025, UNIFESSPA, Técnico de Laboratório - Área: Eletromecânica

Sobre erros de medição, é correto afirmar que

#Questão 1100035 - Engenharia Mecânica, Sistemas Mecânicos, FADESP, 2025, UNIFESSPA, Técnico de Laboratório - Área: Eletromecânica

Nos esquemáticos abaixo de relógios comparadores das figuras A e B, o ponto de início do giro dos ponteiros estão mostrados pela origem das setas curvas. As medidas realizadas pelos relógios são, respectivamente,

Imagem associada para resolução da questão

#Questão 1100021 - Engenharia Mecânica, Sistemas Mecânicos, FADESP, 2025, UNIFESSPA, Técnico de Laboratório - Área: Eletromecânica

Uma máquina de tração eletromecânica possui um conjunto moto-redutor acoplado a um parafuso de potência, com rosca de 2 mm de passo para aplicação da carga. O redutor é constituído por um par de engrenagens, sendo que a engrenagem acoplada ao rotor do motor tem 20 vezes o diâmetro da engrenagem acoplada ao parafuso de potência. Sabendo que o torque do motor é de 20 N.m e sua rotação é de 300 rpm, o torque, a velocidade de rotação do parafuso de potência e sua velocidade de avanço na direção axial para aplicação da carga são, respectivamente, 

#Questão 1100022 - Engenharia Mecânica, Sistemas Mecânicos, FADESP, 2025, UNIFESSPA, Técnico de Laboratório - Área: Eletromecânica

Uma máquina utiliza um sistema de transmissão por correias e polias para transferir potência entre dois eixos. A polia motora tem um diâmetro de 160 mm e gira a uma velocidade de 1200 rpm. A polia movida, conectada por uma correia, tem um diâmetro de 480 mm. Sabendo que a potência transmitida pela polia motora é de 5 kW (despreze perdas) e, admitindo que a velocidade linear da correia é 10 m/s (valor arredondado), a rotação da polia movida e a força tangencial atuante na polia motora são, respectivamente,

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