Listagem de Questões sobre Geral
Certa bomba centrífuga que apresentou problemas de cavitação, tanto no rotor como na voluta, será substituída por outra bomba centrífuga de mesma potência e com as mesmas características geométricas apenas no bocal. Por razões de manutenção, é
indiferente manter ou alterar o fornecedor, mesmo que características de itens de reposição (como anéis de vedação, rolamentos e parafusos) sejam diferentes. Basta ter estes itens em estoque.
recomendado que se uniformize os itens de reposição em estoque. Significa menor aporte de capital em itens de reposição. Sugere-se trabalhar com o mesmo fornecedor.
indiferente utilizar ou não produto de mesmo fornecedor. O que importa é o custo de aquisição do novo conjunto.
indiferente utilizar ou não produto de mesmo fornecedor, pois, se as características geométricas de dimensões de bocais da bomba são as mesmas, não haverá problemas de adaptação à tubulação existente. Deve-se verificar apenas a corrente de partida.
indiferente utilizar ou não produto de mesmo fornecedor, pois não haverá problemas nem com a tubulação existente, pois as dimensões geométricas dos bocais serão idênticas, nem com a instalação elétrica, pois a potência será a mesma.
Numa operação de manutenção preventiva de um trocador de calor multitubular foi constatado que o interior dos tubos apresentava depósito excessivo de calcário. Para remover este calcário sem prejudicar as características operacionais do equipamento é aconselhável usar
jato de areia e água para remover as incrustações no interior dos tubos.
produtos químicos que dissolvam o calcário e não ataquem a superfície interna do tubo.
ultrassom combinado com jato de areia e água para remoção da incrustação.
escova de aço para quebrar o calcário e jato de água para remover o material particulado.
brocas especiais que possuam fendas laterais para quebrar o depósito incrustado na superfície do tubo e dutos de injeção de líquido para remoção do particulado.
Para realizar a manutenção mecânica preventiva de elevadores hidráulicos para transporte de passageiros em aeroportos, devese lubrificar as guias de rolamento,
trocar todo óleo hidráulico da linha e pressurizar a linha de atuação desse óleo hidráulico.
verificar o estado dos anéis de vedação dos pistões hidráulicos e trocar todo óleo hidráulico da linha.
verificar o estado dos anéis de vedação dos pistões hidráulicos e a unidade de bombeamento hidráulico.
verificar o estado dos anéis de vedação dos pistões hidráulicos e trocar todo o óleo dos cabos e polias.
verificar o estado dos anéis de vedação dos pistões hidráulicos e verificar o estado do cabo de aço e das respectivas polias do sistema de sustentação do habitáculo.
Uma oficina de recuperação de veículos de colecionadores recebeu uma Rural Willys 1969 em bom estado de conservação, com um motor 4 cilindros, em linha, com uma grande trinca no bloco. A oficina substituiu esse motor por um motor de Opala 6 cilindros, em linha, com todas as adaptações necessárias de carburação, coxim, suspensão e caixa de câmbio, permanecendo o sistema de arrefecimento (sistema não selado e que operava somente com água). O proprietário percebeu, entretanto, que em percursos mais longos o motor apresentava temperatura excessiva, acima de 104 °C (temperatura máxima do mostrador de temperatura), não recomendada no manual original da Rural Willys. Foi trocada, então, a válvula termostática (tampa do radiador), mas o problema persistiu. Nesse caso, deve-se
ignorar o alerta de temperatura, pois motores como o do Opala trabalham com temperatura de arrefecimento mais elevada.
trocar a bomba d’água da Rural Willys por uma igual e nova, pois ela deve estar com problemas de desempenho.
trocar novamente a válvula termostática do radiador, pois a que foi adquirida deve ter defeito de fabricação.
limpar o radiador atual, reinstalá-lo com uma nova tampa e deixá-lo operando somente com água.
substituir o radiador por um do tipo selado mais o reservatório auxiliar, compatível com um motor do Opala 6 cilindros, que permite o uso de mistura água+etilenoglicol (fluido de radiador).
As conexões de condutores elétricos podem estar sujeitas à formação de óxido superficial provocado: I. pela ação do oxigênio existente na atmosfera;
As conexões de condutores elétricos podem estar sujeitas à formação de óxido superficial provocado:
I
II
mesmo pela umidade existente no meio da instalação.
Isso pode ocasionar curtos-circuitos, superaquecimento ou corrosão galvânica nos contatos. Para evitar estes efeitos, estas
junções podem ser protegidas com graxa à base de
cálcio.
lítio sem molibdênio.
lítio e molibdênio.
cobre coloidal.
grafite.
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