Listagem de Questões sobre Geral
Na figura acima, que mostra um diagrama de controle (I) e um diagrama de força (II) para acionamento e proteção de um motor de indução, considere que todos os componentes operem de forma satisfatória. Com relação aos dispositivos de comando e de proteção representados nos diagramas, julgue os itens que se seguem.
O contato auxiliar no diagrama de controle é utilizado manualmente para desligar o circuito de força, caso o relé térmico falhe na detecção de sobrecargas no motor.
F,F,V,F
V,V,F,F
V,F,F,V
F,V,F,F
F,V,V,V
Os motores de combustão interna com ignição por centelha podem ser aproximados por um ciclo Otto, cujos diagramas típicos pressão X volume específico e temperatura X entropia específica estão apresentados abaixo.
Assinale a opção correta.
O processo 2-3 acontece quando o pistão está em seu ponto morto inferior.
O processo 1-2 é um processo irreversível de adição de calor, acontecendo quando o pistão sai do ponto morto superior para o ponto morto inferior.
A queima do combustível é representada por uma adição de calor a volume constante. O resultado deste processo é o aumento da pressão e da temperatura do ar e não é isoentrópico.
A presença de irreversibilidades nos processos de expansão e de compressão faria com que os pontos 2 e 4 fossem deslocados para a esquerda no diagrama temperatura-entropia específica.
A eficiência de um ciclo Otto qualquer é dada por , onde representa a razão de volumes e
Assinale a opção incorreta.
Em sistemas termodinâmicos que realizam um determinado processo, tanto o trabalho como o calor envolvidos na mudança de um estado inicial 1 para um estado final 2 dependem dos estados intermediários pelos quais o sistema passou. A diferença entre eles, porém, independe dos estados intermediários e depende apenas dos estados termodinâmicos dos pontos 1 e 2.
Uma pequena usina termoelétrica opera em um local onde a temperatura ambiente é de 27°C. Sua fonte quente encontra-se a 627°C e fornece 1MW para um motor, que consegue produzir 450kW de trabalho. Se essa máquina operasse em um ciclo de Carnot, a rejeição de calor para o meio ambiente local seria aproximadamente 217kW menor que a rejeição atual.
Para um gás ideal, a diferença dos calores específicos a pressão e a volume constante, Cp e Cv respectivamente, é a constante do gás.
A disponibilidade de um sistema termodinâmico é definida como sendo a quantidade de trabalho obtido se o sistema realizasse um processo termodinâmico cujo estado final esteja em equilíbrio térmico com sua vizinhança. A diferença entre dois estados termodinâmicos 1 e 2 está associada ao trabalho total envolvido em um processo irreversível que liga o estado 1 ao estado 2.
Um quilo de hélio, à temperatura ambiente, encontra- se em um cilindro com um êmbolo. O cilindro é termicamente isolado e o êmbolo pode mover-se livremente. Calor é adicionado ao sistema a uma taxa constante. Depois de um certo tempo, cessa-se o suprimento de calor, o êmbolo é travado em sua posição final, e o isolamento térmico é retirado, de forma que o sistema pode trocar calor livremente com o meio ambiente. A temperatura do meio ambiente manteve-se constante durante todo o processo. Esperado o tempo adequado para que haja equilíbrio térmico entre o sistema e o meio ambiente, a curva no diagrama Pressão-Volume para esse processo é a apresentada abaixo.
Um eixo de raio "a" gira a 240 rpm num mancal com folga radial 10-3 a. A tensão de cisalhamento em (N/m2 ) em uma lâmina de óleo de viscosidade µ é
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}