Questões sobre Manejo florestal sustentável

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#Questão 1012480 - Engenharia Florestal, Manejo florestal sustentável, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Engenharia Florestal

Instrução: Leia atentamente o texto e a figura a seguir para responder à questão.

 A restauração de ecossistemas degradados envolve conhecimentos diversos, principalmente, no que se refere à reconstituição da estrutura do ecossistema e da dinâmica das espécies. O conhecimento da dinâmica natural e da estrutura do ecossistema é fundamental no desenvolvimento de modelos de recuperação, mesmo sabendo que não será atingido o retorno à condição original do ecossistema a ser restaurado.
   Entende-se como sucessão natural o processo de desenvolvimento de uma comunidade (ecossistema), em função de modificações das composições no ambiente considerado, culminando no estágio clímax. O processo de colonização inicia-se com espécies pioneiras, adaptadas às condições (limitações) apresentadas, que criam condições adequadas de microclima e solo para estabelecimento de outros grupos de plantas - secundárias - espécies que necessitam de menos luz e melhores condições de solo. Esta sequência sucessional evolui até um estágio final (clímax), representado por um grande número de espécies, representado por poucos indivíduos, portanto com maior diversidade.
   Acompanhando o processo de mudança de comunidades vegetais, existe também uma fauna característica para cada estágio sucessional, sendo que, nas etapas iniciais, são caracterizados principalmente por polinizadores e dispersores generalistas. Na natureza, os dois mutualismos mais importantes, reunindo animais e plantas, são a polinização e a dispersão de sementes.
   Com o processo de evolução, as plantas desenvolveram mecanismos para atrair animais específicos e, com o avançar da sucessão ecológica, as relações ficam mais estreitas (coevolução) até o ponto de relações bem estreitas entre alguns animais e plantas, isto é, existindo relações mais estreitas, envolvendo menos espécies (em estágios mais avançados de sucessão, como no caso de florestas primárias).
   Geralmente, o processo de polinização não está diretamente associado às questões de restauração/regeneração, pois, basicamente, o que se entende por restauração/regeneração é o restabelecimento ou o retorno da vegetação numa área alterada ou sem a sua vegetação original, a partir de sementes ou mudas que foram plantadas nessa área. A figura trata da variação da composição da avifauna relacionada com o estágio sucessional da floresta atlântica no sul da Bahia 




(FONTE: ALMEIDA, D.S. Alguns princípios de sucessão natural aplicados ao processo de recuperação. In: Recuperação ambiental da Mata Atlântica [online], 3rd ed. rev. and enl. Ilhéus, BA: Editus, 2016).


Sobre a figura dada, analise as afirmativas.

I- Os grupos de espécies da avifauna são bioindicadores da evolução do processo sucessional e característicos de determinado estágio ou em estágios consecutivos.
II- A composição da avifauna tem baixa relação com a mudança da estrutura da vegetação, em razão de frequência constante de algumas espécies em todos os estágios de sucessão.
III- Determinadas espécies ocorrem em estágios específicos e para algumas espécies a ocorrência está restrita à fase inicial, normalmente com domínio de gramínea, e ao estágio final de floresta primária.

Está correto o que se afirma em 

#Questão 1012481 - Engenharia Florestal, Manejo florestal sustentável, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Engenharia Florestal

Instrução: Leia atentamente o texto e a figura a seguir para responder à questão.

 A restauração de ecossistemas degradados envolve conhecimentos diversos, principalmente, no que se refere à reconstituição da estrutura do ecossistema e da dinâmica das espécies. O conhecimento da dinâmica natural e da estrutura do ecossistema é fundamental no desenvolvimento de modelos de recuperação, mesmo sabendo que não será atingido o retorno à condição original do ecossistema a ser restaurado.
   Entende-se como sucessão natural o processo de desenvolvimento de uma comunidade (ecossistema), em função de modificações das composições no ambiente considerado, culminando no estágio clímax. O processo de colonização inicia-se com espécies pioneiras, adaptadas às condições (limitações) apresentadas, que criam condições adequadas de microclima e solo para estabelecimento de outros grupos de plantas - secundárias - espécies que necessitam de menos luz e melhores condições de solo. Esta sequência sucessional evolui até um estágio final (clímax), representado por um grande número de espécies, representado por poucos indivíduos, portanto com maior diversidade.
   Acompanhando o processo de mudança de comunidades vegetais, existe também uma fauna característica para cada estágio sucessional, sendo que, nas etapas iniciais, são caracterizados principalmente por polinizadores e dispersores generalistas. Na natureza, os dois mutualismos mais importantes, reunindo animais e plantas, são a polinização e a dispersão de sementes.
   Com o processo de evolução, as plantas desenvolveram mecanismos para atrair animais específicos e, com o avançar da sucessão ecológica, as relações ficam mais estreitas (coevolução) até o ponto de relações bem estreitas entre alguns animais e plantas, isto é, existindo relações mais estreitas, envolvendo menos espécies (em estágios mais avançados de sucessão, como no caso de florestas primárias).
   Geralmente, o processo de polinização não está diretamente associado às questões de restauração/regeneração, pois, basicamente, o que se entende por restauração/regeneração é o restabelecimento ou o retorno da vegetação numa área alterada ou sem a sua vegetação original, a partir de sementes ou mudas que foram plantadas nessa área. A figura trata da variação da composição da avifauna relacionada com o estágio sucessional da floresta atlântica no sul da Bahia 




(FONTE: ALMEIDA, D.S. Alguns princípios de sucessão natural aplicados ao processo de recuperação. In: Recuperação ambiental da Mata Atlântica [online], 3rd ed. rev. and enl. Ilhéus, BA: Editus, 2016).


Sobre as características das espécies dos grupos sucessionais, analise as afirmativas.

I- Comumente apresentam sementes de tamanho grande, as síndromes de dispersão mais comuns são zoocoria e barocoria, a viabilidade é pequena e estão sujeitas à predação, a dormência é rara, as plantas se regeneram e se desenvolvem à sombra, apresentam crescimento vegetativo lento, com alto porte e ciclo de vida longo ou muito longo; a maior parte forma a associação simbiótica micorrízica.
II- Apresentam sementes de tamanho pequeno e produzidas em grande quantidade, a síndrome de dispersão típica é a anemocoria, a sua viabilidade é alta e compõem o banco de sementes; as plantas são intolerantes ao sombreamento, apresentam crescimento vegetativo rápido, com pequeno porte e ciclo de vida curto, é rara a associação simbiótica conhecida como micorriza.
III- Apresentam sementes de todo tamanho, a maior produção ocorre com iluminação adequada da copa, as mais diversas síndromes de dispersão estão presentes, a viabilidade é variável e algumas irão compor o banco de plântulas; as plantas se desenvolvem a pleno sol até o sombreamento permanente, apresentam crescimento rápido, com porte variável e ciclo de vida de médio a longo.

Está correto o que se afirma em

#Questão 1012483 - Engenharia Florestal, Manejo florestal sustentável, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Engenharia Florestal

Na coluna da esquerda, são citadas “ações de restauração” e na da direita, os “princípios e condicionantes” para cada ação. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Enriquecer com espécies
2. Induzir/conduzir a regeneração natural
3. Isolar a área
4. Retirar fatores de degradação
5. Transplante de mudas/sementes
( ) Ações para a disseminação dos propágulos existentes (chuva ou banco de sementes e a brotação).
( ) Evitar continuidade da degradação; preservar a resiliência local.
( ) Identificar corretamente o agente de degradação; Avaliar o potencial de regeneração.
( ) Transferência de serapilheira ou de plântulas de áreas contíguas para o local degradado.
( ) Utilizar o plantio ou a semeadura onde houver baixa diversidade vegetal e pouca dispersão.

Assinale a sequência correta.

Leia o texto a seguir extraído de Souza; Soares (2013, p. 234):
O manejo florestal para a produção de madeira envolve, entre outras, atividades relacionadas com a colheita da madeira, tratamentos silviculturais [...]. Para que o manejo seja sustentável, é imprescindível, entre outras restrições, que a colheita seja de baixo impacto ambiental [...]. O manejo florestal engloba um conjunto de atividades que compreendem as fases pré-colheita, colheita e pós-colheita”. Estes autores apresentam uma tabela que contempla as operações/atividades relacionadas com cada uma das fases da colheita de impacto reduzido. Com base nisso, assinale a alternativa que descreve adequadamente as operações/atividades realizadas na fase de pré-colheita.

Assinale a alternativa que se refere à máquina descrita abaixo:
É um trator florestal que realiza as atividades de derrubada, desgalhamento processamento e empilhamento das toras dentro do talhão. Pode vir em uma máquina base com rodados de pneus com tração 6x6 ou 8x8, semi-esteiras e esteiras. Além das diferenças nos rodados existem também diferenças na máquina base, sendo ela purpose-built ou uma máquina de construção civil adaptada para as atividades florestais.

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