Questões sobre Engenharia Florestal

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Engenharia Florestal

Para gerenciar uma unidade de conservação (UC), o profissional deve ter senso crítico e muita experiência para lidar com os vários problemas inerentes ao seu trabalho. Um dos fatores que mais aflige os gerentes de uma UC é o constante risco de incêndios florestais. Para definir um bom sistema de prevenção, o profissional deve montar um plano de zoneamento de riscos de incêndios florestais na UC. Quanto a esse tipo de plano, julgue os itens seguintes. Ao elaborar um plano de zoneamento de riscos de incêndios florestais de uma UC, o profissional deve levantar informações como histórico de fogo, dados climáticos, declividades na área, tipos de vegetação da UC e uso do solo no entorno.

Para gerenciar uma unidade de conservação (UC), o profissional deve ter senso crítico e muita experiência para lidar com os vários problemas inerentes ao seu trabalho. Um dos fatores que mais aflige os gerentes de uma UC é o constante risco de incêndios florestais. Para definir um bom sistema de prevenção, o profissional deve montar um plano de zoneamento de riscos de incêndios florestais na UC. Quanto a esse tipo de plano, julgue os itens seguintes. Definido o zoneamento de riscos de incêndio, uma das ações prioritárias para a implantação do sistema de prevenção é a utilização do próprio fogo de forma controlada para a redução das áreas de risco e diminuição da degradação ambiental na UC.

Julgue os itens a seguir, referentes a impacto ambiental e recuperação de áreas degradadas. A crescente industrialização tem ocasionado contaminação de solos por diferentes metais pesados. Nesses solos contaminados, o desenvolvimento normal de muitas espécies de plantas e da microbiota fica comprometido. Nesse contexto, o zinco apresenta-se como um elemento potencialmente tóxico, mesmo quando ocorre em baixas concentrações.

Julgue os itens a seguir, referentes a impacto ambiental e recuperação de áreas degradadas. A mineração constitui um dos principais fatores antrópicos de degradação ambiental, pois provoca expressivos impactos sobre a água, o ar, o subsolo e a paisagem como um todo. As atividades de recuperação pós-mineração evoluíram consideravelmente, contudo, ainda não há técnicas modernas desse tipo de recuperação adaptadas às condições brasileiras.

Julgue os itens a seguir, referentes a impacto ambiental e recuperação de áreas degradadas. A quantificação da biomassa e a determinação do teor de nutrientes nos componentes das árvores são parâmetros que podem ser utilizados como indicadores dos impactos ambientais potenciais das árvores e da colheita florestal sobre os nutrientes do local e permitem, assim, a adoção de estratégias de manejo que proporcionem a redução da perda de nutrientes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis