Questões sobre Engenharia Florestal

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Engenharia Florestal

Um ecossistema consiste em uma unidade integrada formada por plantas e animais que interagem em um complexo de estrutura e funções bióticas e abióticas. O fluxo de energia e o ciclo biogeoquímico são dois dos principais processos que têm lugar nos ecossistemas. No que se refere ao equilíbrio dos ecossistemas, julgue os itens seguintes. Em um ecossistema em equilíbrio, assumindo-se que não haja exportação de matéria orgânica do mesmo, toda a energia produzida e não gasta na respiração ou na teia alimentar de herbívoros é inevitavelmente decomposta.

Um ecossistema consiste em uma unidade integrada formada por plantas e animais que interagem em um complexo de estrutura e funções bióticas e abióticas. O fluxo de energia e o ciclo biogeoquímico são dois dos principais processos que têm lugar nos ecossistemas. No que se refere ao equilíbrio dos ecossistemas, julgue os itens seguintes. Os principais componentes das bacias hidrográficas — solo, água, vegetação e fauna — coexistem em permanente e dinâmica interação. Tais componentes respondem tanto às interferências naturais — intemperismo e modelagem da paisagem — quanto às interferências antrópicas — uso e ocupação da paisagem — e afetam, conseqüentemente, os ecossistemas como um todo. Nesses compartimentos naturais — bacias e sub-bacias hidrográficas —, no que se refere aos efeitos do desequilíbrio das interações desses componentes, a vegetação constitui o melhor indicador das condições dos ecossistemas.

Julgue os itens subseqüentes, relativos à avaliação do potencial biológico de ecossistemas florestais. Fitossociologia é o estudo do agrupamento de plantas e sua inter-relação com os fatores bióticos em determinado ambiente, ou seja, cada indivíduo que habita determinado local atua sobre os demais, assim como os fatores externos. Todos os estudos fitossociológicos devem ser realizados mediante análise da estrutura horizontal da floresta, que é representada tanto por seus parâmetros fitossociológicos quanto pela posição sociológica das espécies.

Julgue os itens subseqüentes, relativos à avaliação do potencial biológico de ecossistemas florestais. A documentação de danos e impactos de exploração e de incêndios florestais tem sido importante para avaliar o potencial de regeneração de florestas exploradas, bem como as conseqüências dos incêndios sobre a biodiversidade e sobre as funções ecológicas como, por exemplo, o estoque de carbono.

Julgue os itens subseqüentes, relativos à avaliação do potencial biológico de ecossistemas florestais. Existe forte correlação entre a área de um fragmento florestal e a diversidade e a estabilidade de comunidades de animais e vegetais de uma floresta. Entretanto, os efeitos da forma de fragmentos florestais sobre a diversidade biológica e a sustentação da floresta podem ser tão marcantes quanto os do tamanho. Fragmentos de área arredondada ou circular apresentam uma baixa razão borda/interior, enquanto fragmentos alongados apresentam uma alta razão borda/interior. Quanto maior for a razão borda/interior, maior é a fração do fragmento sujeita ao efeito de borda e maior é o grau de perturbação do fragmento florestal. Em fragmentos com alta relação borda/interior, a composição das comunidades de plantas e animais deve apresentar menor diversidade que a encontrada em fragmentos com baixa relação borda/interior.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis