Questões de Engenharia Eletrônica da NCE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Eletrônica da NCE

Um lance de 25 km de um sistema de transmissão óptico de dados emprega fibras ópticas monomodo, de dispersão cromática de 10 ps/nm . km. O transmissor é um LASER FP, cuja largura espectral é de 2 nm. O receptor permite detectar os bits que tenham larguras, no mínimo, igual à metade da largura do bit na transmissão. Se considerarmos que o único elemento limitante seja a dispersão cromática, a máxima taxa de transmissão será de:

A Taxa de Erro de Bit (BER – Bit Error Rate) é uma medida importante e uma característica das condições de uma rede de dados. Se um sistema de 10 Mbps apresentou 100 erros, quando o intervalo de tempo de observação foi de 10 segundos, o BER, em erros por taxa de 1 bps, por segundo, será:

Um termistor NTC é um resistor que varia a sua resistência dependendo da temperatura. Um Peltier é um dispositivo que diminui a sua temperatura quando a corrente que passa por ele aumenta, e é usado em encapsulamentos de dispositivos emissores de luz (LED e LASER), para resfriamento das junções. No circuito abaixo NTC é um termistor e P é um Peltier. Queremos analisar a topologia do circuito somente quanto a sua funcionalidade, supondo que o operacional e os transistores estão corretamente polarizados. Com base na análise do circuito, pode-se concluir que:

Um modo clássico de modularmos uma portadora ec (t) em freqüência por um sinal modulador em (t) é o modulador de Armstrong, que, em realidade, é um modulador de fase. O diagrama em blocos abaixo é um modulador de freqüência. Cada um dos blocos (1), (2), (3), (4) e (5) representa:

Um lance de transmissão óptica entre as sub-estações, A (com potência óptica de transmissão Pt = 10 mW ) e B (lado de recepção), distantes 20 km, é realizado através de um OPGW (cabo de terra óptico), em uma linha de transmissão de energia elétrica. O OPGW possui fibras monomodo de atenuação 0,5 dB/km. No ponto C, eqüidistante de A e B, é colocado um Spliter (derivador), que deriva a metade da potência óptica recebida em C, para outro lance. Considere log10 2= 0,3. Considerando que o OPGW é fornecido em carretéis que têm 1 km, e que todas as conexões ópticas apresentam perdas de 0,5 dB, a potência recebida em B, Pr, será aproximadamente de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis