Questões de Engenharia Eletrônica do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Eletrônica do ano 2025

#Questão 1090572 - Engenharia Eletrônica, Engenharia de Áudio e Telecomunicações, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Engenharia Eletrônica

Considerando um sistema de comunicação, que opera na frequência f0 Hz, e utiliza antenas na transmissão e na recepção de sinais na forma de onda eletromagnética, julgue o item a seguir, relativo a antenas e a propagação de ondas eletromagnéticas.


Considere que seja utilizado um guia de onda para conectar a antena ao transmissor do sistema de comunicação, e que seja obtido, na conexão, um VSWR (Voltage Standing Wave Ratio) igual a 1,5. Nessa situação, 25% da potência incidente na conexão entre o guia de onda e a antena será refletida pelo guia de onda.

#Questão 1090573 - Engenharia Eletrônica, Engenharia de Áudio e Telecomunicações, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Engenharia Eletrônica

Considerando um sistema de comunicação, que opera na frequência f0 Hz, e utiliza antenas na transmissão e na recepção de sinais na forma de onda eletromagnética, julgue o item a seguir, relativo a antenas e a propagação de ondas eletromagnéticas.


Considere que a onda eletromagnética que se propaga entre o transmissor e o receptor do sistema de comunicação sofra rotação de Faraday no canal de comunicação. Nessa situação, caso seja possível alterar o valor de f0 para reduzir os efeitos da despolarização da onda causada pela rotação de Faraday, o valor de f0 deveria ser aumentado.  

#Questão 1090574 - Engenharia Eletrônica, Engenharia de Áudio e Telecomunicações, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Engenharia Eletrônica

Considerando um sistema de comunicação, que opera na frequência f0 Hz, e utiliza antenas na transmissão e na recepção de sinais na forma de onda eletromagnética, julgue o item a seguir, relativo a antenas e a propagação de ondas eletromagnéticas.


Considere que a transmissão nesse sistema ocorra por meio de onda eletromagnética plana e uniforme, com polarização circular, no espaço livre. Nesse caso, ao longo da direção de propagação, o vetor campo elétrico, assim como o vetor campo magnético, da onda eletromagnética que se propaga, está contido em um plano ortogonal, ou transversal, a essa direção de propagação, com módulo constante e fase que pode variar ao longo do percurso e do tempo de propagação.

#Questão 1090575 - Engenharia Eletrônica, Engenharia de Áudio e Telecomunicações, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Engenharia Eletrônica

Considerando um sistema de comunicação, que opera na frequência f0 Hz, e utiliza antenas na transmissão e na recepção de sinais na forma de onda eletromagnética, julgue o item a seguir, relativo a antenas e a propagação de ondas eletromagnéticas.


Considere que, nesse sistema, seja utilizada uma antena de 72 Ω que será conectada ao transmissor através de uma linha de transmissão LT de 50 Ω. Nessa situação, para eliminar o descasamento de impedâncias, é correto utilizar, em série com a LT principal, uma linha de transmissão TR de comprimento λ/4, sendo λ o comprimento de onda do sinal associado à frequência de operação do transmissor, desde que a impedância de TR seja igual a 60 Ω

#Questão 1090576 - Engenharia Eletrônica, Engenharia de Áudio e Telecomunicações, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Engenharia Eletrônica

Com relação ao receptor ótimo de sistemas de comunicação digital, em que se transmitem M = 2L símbolos modulados em amplitude, frequência e(ou) fase, sendo L a quantidade de bits representados por cada um dos símbolos, julgue o próximo item, considerando que a transmissão dos símbolos ocorre em um canal AWGN (Additive White Gaussian Noise). 


No receptor ótimo de sistemas de comunicação digital que empregam modulação em frequência chaveada (FSK) em canais AWGN, mantendo-se constante a relação entre a energia de bit e a densidade espectral de potência do ruído, a probabilidade de erro na detecção de um símbolo pode ser reduzida ao se aumentar M.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis