Questões de Engenharia Elétrica da Instituto Access

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Elétrica da Instituto Access

Os relés basicamente são dispositivos elétricos que têm como função produzir modificações súbitas, porém predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saída. O relé tem um circuito de comando, que, no momento em que é alimentado por uma corrente, aciona um eletroímã que faz a mudança de posição de outro par de contatores, que estão ligados a um circuito ou comando secundário. Resumidamente podemos dizer que todo relé se configura como um contato que abre e fecha de acordo com algum determinado fator ou configuração. Com a função de proteção, os relés podem atuar em diversas situações, sendo duas destacadas a seguir: 
I. São amplamente utilizados na proteção de linhas de transmissão e seu funcionamento é caracterizado pela medição da impedância até o ponto da falta. Essa medição é feita a partir dos sinais de tensão e corrente da rede, que são obtidos a partir de transformadores específicos para proteção. II. É utilizado em um modo de operação no qual o relé é ligado, quando os dois botões são acionados dentro do tempo de sincronismo, e permanece assim até que um dos botões é desacionado ou ao término do tempo ajustado (0,5 a 3 segundos).
Os relés destacados em I e II são denominados, respectivamente, de

De acordo com a NBR 13231, que trata da proteção contra incêndio em subestações elétricas, quando houver necessidade de ser providenciado o uso de paredes corta-fogo para impedir a propagação de incêndio de um equipamento a uma edificação ou a outro equipamento adjacente, a parede tipo corta-fogo deve ser resistente ao fogo por um tempo mínimo e atender diversos requisitos previstos nessa norma. Esse tempo mínimo é de 

De acordo com a NBR 17240, que trata dos Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio, todos os componentes pertencentes ao sistema de detecção e alarme de incêndio devem atender aos requisitos mínimos descritos nessa norma, conforme estabelecido a seguir:
I. O tempo de resposta para a sinalização de um alarme de incêndio na central deve ser no máximo X s e, para falha, no máximo Y s. II. A central deve possuir sempre uma fonte de alimentação principal e uma de emergência, com capacidades iguais e tensão nominal de Z Vcc, sendo que as fontes de alimentação devem ser supervisionadas e dimensionadas para o consumo máximo do sistema.
Os valores X e Y em I e de Z em II são, respectivamente,  

De acordo com a NBR 10898, que trata dos Sistemas de Iluminação de Emergência, a ser instalado em edificações, ou em outras áreas fechadas sem iluminação natural, dois termos são descritos a seguir:
I. estado em que a bateria de acumuladores elétricos recebe uma corrente necessária para a manutenção de sua capacidade nominal; II. estado no qual a(s) fonte(s) de energia alimenta(m), efetivamente, os dispositivos da iluminação de emergência.
As descrições em I e II referem-se, respectivamente, aos estados do sistema de 

De acordo com a NBR 15992, que trata das redes de distribuição aérea de energia elétrica com cabos cobertos fixados em espaçadores para tensões até 36,2 kV, a largura da faixa de segurança para redes de distribuição rurais é no mínimo X m, distribuídos em Y m de cada lado em relação ao eixo da rede, permitindo-se apenas o plantio de culturas rasteiras e vedandose a construção de edificações e assemelhados na referida faixa, atendendo-se, assim, aos requisitos de segurança de pessoas e bens. Os valores de X e Y são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis