Questões sobre Máquinas Elétricas

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Listagem de Questões sobre Máquinas Elétricas

#Questão 420474 - Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, CESPE / CEBRASPE, 2013, TELEBRAS, Especialista em Gestão de Telecomunicações

 

Um motor de indução trifásico do tipo gaiola de esquilo deve ser ligado remotamente por meio dos circuitos ilustrados nos diagramas de força e de comando acima. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.

Há indicação no diagrama de força que o motor é acionado remotamente a partir de três pontos localizados em diferentes lugares.

Acerca da operação de máquinas trifásicas conectadas a um sistema elétrico de potência, julgue os próximos itens.

No caso de ocorrer uma falta assimétrica próxima a um gerador síncrono, para que seja determinada a corrente de falta, o gerador poderá ser modelado, por componentes simétricas, como uma fonte de tensão de sequência direta, gerando o valor nominal de tensão para a componente de sequência direta, e como uma fonte de tensão de sequência inversa, gerando valor nominal de tensão para a componente de sequência inversa, acrescendo-se as respectivas impedâncias.

Acerca da operação de máquinas trifásicas conectadas a um sistema elétrico de potência, julgue os próximos itens.

O gerador síncrono pode controlar a quantidade de energia reativa indutiva fornecida ao sistema elétrico, por meio da modificação de sua corrente de campo, localizada no rotor da máquina. Já o fornecimento de energia reativa capacitiva somente é possível quando a máquina síncrona opera como motor.

Acerca da operação de máquinas trifásicas conectadas a um sistema elétrico de potência, julgue os próximos itens.

O circuito equivalente de um motor de indução trifásico possui elementos não lineares que variam em função do escorregamento do motor, em especial, o tiristor utilizado na modelagem das perdas magnéticas no núcleo de ferro.

Considerando essas informações, julgue os seguintes itens.

Transformadores têm, tipicamente, rendimento maior que motores elétricos de indução pelo fato de não possuírem entreferro, o que faz que a corrente de excitação seja menor, provocando menor perda por efeito Joule nos enrolamentos. Os motores de indução, por possuírem entreferro entre o estator e o rotor, necessitam de maiores correntes de excitação para magnetizar o ar no entreferro.

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