Questões sobre Máquinas Elétricas

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Uma carga mecânica é acionada por um motor de indução trifásico, o qual utiliza um método de partida que proporciona uma corrente inicial baixa e crescente, até o valor de regime, sem causar danos à rede elétrica. O circuito de força desse acionamento, apresentado na figura acima, corresponde ao método de partida denominado

Os motores de indução trifásicos são largamente usados em aplicações industriais. A respeito desse tipo de máquina, considere as afirmações abaixo.

I – Um método de controle direto da velocidade de uma máquina de indução é a utilização de um inversor de frequência.

II – A corrente do rotor de um motor de indução diminui quando esse opera sob uma determinada condição e há um aumento súbito da carga mecânica no eixo.

III – Os motores de indução são os do tipo com rotor “gaiola de esquilo”, os de rotor bobinado e os que possuem comutador.

Está correto o que se afirma em

Sobre motores de corrente contínua, considere as afirmativas abaixo.

I - Os motores de corrente contínua possuem uma manutenção mais cara em comparação a dos motores de indução, devido ao uso de comutadores e escovas em sua operação.

II - No motor de excitação shunt, é necessária apenas uma fonte de corrente contínua para alimentar campo e armadura.

III - Na máquina de excitação independente, o enrolamento de campo é constituído de condutores que suportam grandes correntes em relação à corrente de armadura.

Está correto APENAS o que se afirma em

Na fase de elaboração do projeto de uma instalação elétrica industrial, quando esta for atender a motores de potência elevada, o projetista deve atentar para a possibilidade de uma destas máquinas degradar as condições normais de operação das instalações elétricas. Em relação à partida de motores elétricos de indução, conclui-se que

Com o objetivo de reduzir a corrente de partida em motores de indução, um determinado técnico utiliza, dentre as soluções disponíveis, um autotransformador com taps ajustáveis. Considere um motor trifásico de indução, tensão nominal eficaz de 220 V, com rotor em gaiola, em cuja partida é empregado um autotransformador com calibração de tensão para 80% da tensão nominal. Admitindo-se que, na partida direta, a corrente corresponda a cinco vezes a corrente nominal, a razão entre a corrente nominal do motor e a corrente de partida com o autotransfomador é

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