Questões de Engenharia Elétrica do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2025

De acordo com a NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE, no item que trata sobre a segurança em instalações elétricas desenergizadas, somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados abaixo, EXCETO

Uma bobina elétrica é composta por fios condutores enrolados em torno de um núcleo, sendo esses fios responsáveis por permitir a passagem da corrente elétrica e a criação de um campo magnético.
Com base na descrição, qual é o material condutor mais utilizado na fabricação dessas espiras? 

Existem vários tipos de manutenção elétrica, que podem ser aplicados conforme as necessidades e características do sistema elétrico. Dentre os principais tipos de manutenção elétrica, destacam-se:

I. A manutenção corretiva, que visa reparar falhas e defeitos identificados no sistema.
II. A manutenção preventiva, que busca prevenir falhas e defeitos por meio de inspeções periódicas e ajustes nos equipamentos.
III. A manutenção preditiva, que utiliza técnicas de análise e monitoramento do sistema para realizar reparos imediatos sempre que uma falha for detectada. 

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): 

Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I – Alta Tensão (AT): tensão superior a 2000 volts em corrente alternada ou 3500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
II – Baixa Tensão (BT): tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 150 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra. 

Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I – As bobinas ou indutores podem armazenar energia, assim como os capacitores. Os indutores se opõem à corrente alternada, oferecendo uma reatância indutiva.
II – Indutância é a qualidade ou o fator de qualidade da bobina, que mede a capacidade da bobina de armazenar energia no campo magnético em relação à perda de energia na forma de calor. Quanto maior o fator Q, melhor a eficiência da bobina. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis