Questões de Engenharia Elétrica do ano 2007

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Listagem de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2007

Abaixo está representada a placa de especificações de um motor de indução que fica fixada em sua carcaça. 

INDÚSTRIA BIZANTINA DE MOTORES LTDA

MOTOR DE INDUÇÃO

SAÍDA    1/2HP PÓLO   4
Hz 60  RPM 1720
VOLT 220 AQUEC 60 °C
 AMP  4 SÉRIE N° 0439
 FASE 1    
CLASSE  E    

Considere as proposições abaixo.

I. Trata-se de um motor de passo.

II. A velocidade do rotor à plena carga é de 1720 RPM, com escorregamento aproximado de 4,4%.

III. Por ser uma carga reativa indutiva, ele contribui para a redução do fator de potência da instalação elétrica.

É correto o que se afirma APENAS em

Acerca das máquinas de indução, julgue os itens que se seguem.

Grande parte das aplicações das máquinas de indução ocorre como motor. Nas raras situações em que operam na condição de gerador, essas máquinas funcionam somente se o rotor for acionado com velocidade síncrona igual à freqüência do sinal de tensão gerado.

Para verificar as condicoes de um fio rigido de cobre de secao 1,5 mm² e comprimento de 10 m, sera utilizado um multimetro digital calibrado como ohmimetro com fundo de escala de 200 XXX. Sabe-se que a resistencia das pontas de prova equivalem a 0,4 .. Pode-se considerar a condicao do condutor satisfatoria caso a resistencia R medida seja

Dado: p = 1,75 µcm (cobre)

Atenção: A tabela abaixo refere-se às questões de números 34 a 36.

CAPACIDADE DE CONDUÇÃO DE CORRENTE Cabos de cobre isolados com PVC 70 °C Temperatura ambiente 30 °C - Instalação em eletroduto aparente Resistividade do cobre: 1,75 µXXXcm
Seção (mm2) 2 condutores carregados (A)  3 condutores carregados (A)

 4

32

28

 6

41

 36

10

57

 50

16

76

68 

25

101

 89

Tem-se um circuito elétrico monofásico de 110 V cuja distância entre o quadro de distribuição e a carga é de 40 m. O condutor tem seção de 4 mm2 e a carga consome 1960 W com fator de potência 0,7. Considerando apenas a resistência do cobre, a queda de tensão percentual no condutor vale, aproximadamente,

O grau de proteção de motores elétricos é denominado IP N1N2, sendo N1 e N2 os algarismos que identificam o tipo de proteção, conforme:

N1

N2

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