Questões de Engenharia Elétrica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Elétrica

Na figura a seguir, esquematiza-se um trecho de uma instalação que alimenta uma carga monofásica (com conexão fase-neutro).

Com base no esquema apresentado e na tabela de duração máxima de contato presumida, qual deve ser o tempo máximo permitido para a atuação da proteção para uma falta entre a fase e a massa do equipamento (aproximadamente)?

Suponha que um certo circuito está protegido por um disjuntor cuja característica se mostra na figura abaixo. Qual o valor máximo da corrente nominal do disjuntor para que seja assegurada a proteção contra contato indireto, se a corrente de fuga no condutor PE para falta fase-massa é igual a 50A e assumindo que o tempo máximo de atuação é 0,1s?

Considere uma instalação monofásica em que as cargas têm alimentação fase-neutro, o neutro do secundário do transformador está aterrado e as massas dos equipamentos são aterradas através do eletrodo de aterramento do neutro da alimentação. O esquema está indicado na figura a seguir.

Sendo RL, RE e R desprezíveis em relação a RA e RB, Uo = 150V e RB = 9Ω, para que valores de RA a tensão de contato é inferior a 50V (tensão de contato limite)?

Com relação ao esquema de aterramento IT, considere as afirmações a seguir.

1) O neutro da instalação fica isolado da terra ou aterrado através de uma impedância de aterramento.

2) A ocorrência de uma primeira falta fase-massa não causa a existência de tensões de contato perigosas. Permite-se inclusive que o circuito não seja seccionado, mas faça-se apenas soar um alarme.

3) A ocorrência de uma segunda falta fase-massa pode não ser suficiente para causar o seccionamento do circuito, desde que a fase da segunda falta seja a mesma da primeira.

Está(ão) correta(s):

Considere que, no circuito da questão 48, foi instalado um dispositivo de proteção diferencial residual (DR) com corrente nominal de 30mA e cuja característica tempo-corrente está indicada na figura abaixo. Sejam RA = 4,39kΩ, RB = 5Ω e suponha que a resistência de uma pessoa vale aproximadamente 4390Ω. Qual é o tempo de atuação da proteção quando da ocorrência de um curto entre a fase e a massa, considerando que a pessoa esteja sobre um piso condutivo (aterrado) e esteja tocando a massa do equipamento? Suponha que Uo = 220V e que RL, RE e R sejam desprezíveis.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis