Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2013

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2013

Uma das ferramentas mais utilizadas para a análise do desempenho de sistemas de comunicação digital é o diagrama do olho. Com relação ao diagrama do olho apresentado na figura acima, julgue os próximos itens.

Os pontos ideais para amostragem do sinal são os instantes 0,005 μs e 0,015 μs, ou seja, quando o diagrama apresenta a maior amplitude.

Considere uma linha de transmissão bifilar uniforme (dois condutores cilíndricos no vácuo), sem perdas, com impedância característica de 200 Ω e com 1,0 m de comprimento. A linha está conectada e casada a um transmissor de 10 W e opera de 100 MHz a 300 MHz, tendo, em seu final, como carga, um resistor de 200 Ω em série com um capacitor de 100 pF. Considere, ainda, que as características da linha, bem como o valor do resistor e do capacitor, não se alteram na faixa de frequências de operação. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem. Nas frequências de 150 MHz e 300 MHz, a impedância apresentada ao transmissor, isto é, a impedância na entrada da linha, é do mesmo valor da conectada no final da linha.

Acerca de sistemas de comunicação via satélite, julgue os itens subsequentes.

São possíveis problemas na transmissão de sinal por satélites o desalinhamento entre as antenas da estação terrena e do satélite; os ruídos térmicos e de intermodulação no transponder satelital; e as atenuações de propagação e ruído nos meios de subida e descida.

Considerando as legislações profissionais pertinentes ao sistema CONFEA/CREA, julgue os itens subsequentes.

Todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou para a prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à engenharia, à arquitetura e à agronomia fica sujeito à anotação de responsabilidade técnica (ART).

Considerando as legislações profissionais pertinentes ao sistema CONFEA/CREA, julgue os itens subsequentes.

Nos casos de desempenho de cargo ou função técnica que envolva atividades para as quais sejam necessários a habilitação legal e os conhecimentos técnicos nas profissões abrangidas pelo sistema CONFEA/CREA, dispensa-se a ART, caso a atividade seja exercida em órgão público.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis