Questões sobre Métricas de Software

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Métricas de Software

Uma das métricas de software é a contagem de pontos de função (PF) como uma forma de medir softwares considerando as funcionalidades criadas. A medida pode ser aplicada antes de o código ser escrito, baseando-se na descrição arquitetural do projeto, independente da tecnologia usada no desenvolvimento. Para incluir aspectos como complexidade dos cálculos ou requisitos como tempo real, pode-se calcular um multiplicador chamado fator de ajuste (FA). Esse fator se baseia em 14 características gerais do sistema (CGS), em que cada uma possui um nível de influência variando de 0 a 5, respectivamente, representando nenhuma influência até influência forte ou total. É calculado por: FA = 0.65 + 0.01 x (n1 + n2 + ... + n14), onde cada n representa um dos 14 níveis de influência. A partir do valor do FA, pode-se calcular o número de pontos de função ajustados (PFA). Assinale a alternativa que apresenta a fórmula correta de cálculo.

#Questão 1083507 - Engenharia de Software, Métricas de Software, CESPE / CEBRASPE, 2025, BDMG, Analista de Desenvolvimento - Sistemas, Arquitetura e Solução de Dados

As métricas de produtividade são utilizadas para avaliar a eficiência e a eficácia das equipes e dos processos de desenvolvimento de software. A respeito dessas métricas, julgue o item a seguir.  



O tempo de entrega corresponde ao período transcorrido desde a entrada de uma história ou bloco de trabalho no backlog até a sua conclusão na iteração ou liberação.


#Questão 1083508 - Engenharia de Software, Métricas de Software, CESPE / CEBRASPE, 2025, BDMG, Analista de Desenvolvimento - Sistemas, Arquitetura e Solução de Dados

As métricas de produtividade são utilizadas para avaliar a eficiência e a eficácia das equipes e dos processos de desenvolvimento de software. A respeito dessas métricas, julgue o item a seguir.  


O índice de desempenho de prazos indica se são válidas as estimativas da quantidade de trabalho e de tempo que o trabalho consome. 

#Questão 1087602 - Engenharia de Software, Métricas de Software, CESPE / CEBRASPE, 2025, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área 9: Sistemas e Governança de Tecnologia da Informação

A respeito de métricas e estimativas de software e análise por pontos de função, julgue o item que se segue. 


Conforme as orientações de contagem de pontos de função adotadas pelo roteiro de métrica do SISP v.2.3, o uso da fórmula PF_CONSULTA_PRÉVIA = PF_ALTERADO permite dimensionar uma consulta prévia sem atualização, com base no tamanho da funcionalidade. 

#Questão 1087603 - Engenharia de Software, Métricas de Software, CESPE / CEBRASPE, 2025, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área 9: Sistemas e Governança de Tecnologia da Informação

A respeito de métricas e estimativas de software e análise por pontos de função, julgue o item que se segue. 


O uso de pontos de função de conversão deve ser adotado nas contagens quando houver um esforço significativo associado à migração de dados com tratamento de funções complexas de migração. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis