Questões de Engenharia de Petróleo da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Petróleo da FGV

#Questão 1009360 - Engenharia de Petróleo, Geologia em Engenharia de Petróleo, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Exploração e Produção

A Estratigrafia de Sequências é amplamente empregada na análise de bacias e na exploração de petróleo e gás natural, tratando-se de ferramenta indispensável no estudo das bacias sedimentares com vistas à pesquisa de hidrocarbonetos.
Sobre a Estratigrafia de Sequências analise as afirmativas a seguir.
I. A Estratigrafia de Sequências preocupa-se com a subdivisão do preenchimento de uma bacia sedimentar em pacotes de rochas (sequências) geneticamente relacionadas limitados no topo por superfícies chave.
II. O preenchimento de uma bacia é controlado pelas variações do nível de base (espaço de acomodação) e pelo suprimento sedimentar ao longo do tempo.
III. As superfícies na Estratigrafia de Sequências registram mudanças espaço-temporais nos regimes deposicionais (mudanças no ambiente deposicional, suprimento sedimentar e/ou fluxo de energia no ambiente).
Está correto o que se afirma em

#Questão 1009361 - Engenharia de Petróleo, Geologia em Engenharia de Petróleo, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Exploração e Produção

As Bacias Paleozoicas representam importantes bacias produtoras de petróleo ao redor do mundo.
A respeito das principais bacias paleozoicas brasileiras, assinale a afirmativa correta.

#Questão 1009362 - Engenharia de Petróleo, Análises Ambientais, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Abastecimento

A Lei nº 13.576/17 instituiu a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), parte integrante da política energética nacional de que trata o Art. 1º da Lei nº 9.487/97. Em relação ao RenovaBio, analise as afirmativas a seguir.
I. As metas anuais de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa são compulsórias, tanto para o produtor como para o revendedor de combustíveis, e serão definidas em regulamento específico da ANP.
II. Nota de Eficiência Energético-Ambiental é o valor atribuído no Certificado da Produção Eficiente de Biocombustíveis, individualmente, por emissor primário, que representa a diferença entre a intensidade de carbono de seu combustível fóssil substituto e sua intensidade de carbono estabelecida no processo de certificação.
III. A certificação de Biocombustíveis corresponde ao conjunto de procedimentos e critérios em um processo, no qual a firma inspetora avalia a conformidade da mensuração de aspectos relativos à produção ou à importação de biocombustíveis, em função da eficiência energética e das emissões de gases do efeito estufa, com base em avaliação do ciclo de vida.
É correto o que se afirma em

#Questão 1009363 - Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Abastecimento

A Lei nº 12.351/10 dispõe sobre a exploração e a produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos, sob o regime de partilha de produção, em áreas do pré-sal e em áreas estratégicas.
No que diz respeito a essa Lei, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A Petrobras tem preferência para ser operador dos blocos a serem contratados sob o regime de partilha de produção e deverá manifestar-se sobre o direito de preferência em cada um dos blocos ofertados, no prazo de até 30 dias a partir da comunicação pelo CNPE, apresentando suas justificativas.
( ) Compete à União assumir os riscos das atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento e produção decorrentes dos contratos de partilha de produção.
( ) A União, por intermédio do Ministério de Minas e Energia, celebrará os contratos de partilha de produção diretamente com a Petrobras, dispensada a licitação, ou mediante licitação na modalidade leilão.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

#Questão 1009364 - Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Abastecimento

Desde que foi instituído o uso obrigatório do biodiesel na mistura com o diesel fóssil, através da Lei nº 11.097/05, observou-se uma rápida evolução para a adição do biocombustível em maiores teores. O valor inicial foi fixado em 2% em volume, em 2008, alcançando 5% já em 2010, quando o previsto ocorreria somente em 2013. Nos anos subsequentes, houve a elevação gradual dos percentuais mínimos obrigatórios no diesel.
O teor obrigatório atual (2022) de biodiesel no diesel no Brasil

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis