601 Q399132
Engenharia Civil
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

As instalações de combate a incêndio são fundamentais para a segurança dos moradores de prédios residenciais e comerciais. No que se refere a essas instalações, assinale a opção que apresenta um componente de caixas de incêndio típicas de prédios residenciais.

602 Q399130
Engenharia Civil
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

O componente especificado pelo número 2 é um(a)

603 Q399128
Engenharia Civil
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

No desenho, o componente especificado pelo número 1 é um(a)

604 Q399078
Engenharia Civil
Ano: 2010
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A impermeabilização visa proteger as estruturas da ação deletéria de fluidos, vapores e umidade. Nestas condições, considerando a forma em que esses elementos se apresentam e a natureza das estruturas da edificação, assinale a alternativa correta:

605 Q398729
Engenharia Civil
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização, com o objetivo de implementar procedimentos de aspecto preventivo relacionados às condições de trabalho na construção civil. À luz do PCMAT na indústria da construção, previsto na NR-18, julgue os itens subsequentes, relativos a um canteiro de obras instalado para a construção de um edifício de 12 pavimentos.

O projeto de execução das proteções coletivas para a etapa de execução da estrutura de concreto da obra só pode ser elaborado com o início das atividades e operações dessa etapa, de maneira a possibilitar o recon...

606 Q398727
Engenharia Civil
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Considerando que uma construtora, classificada como nível A no Sistema do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP – H), esteja executando os serviços de uma obra de um prédio residencial de 12 pavimentos, julgue os itens de 108 a 113, relativos ao controle dos serviços executados por essa empresa.

Caso deseje elaborar os projetos das estruturas de concreto por meio de software, a empresa deve escolher um programa com parcimônia, para substituir com segurança a experiência do projetista.

607 Q398725
Engenharia Civil
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A especificação de materiais e serviços é etapa essencial para o êxito de uma obra. A escolha do sistema de estanqueidade da edificação se inicia no projeto de impermeabilização, que deverá ser desenvolvido conjuntamente com o projeto geral e os projetos setoriais, de modo a serem previstas as correspondentes especificações em termos de dimensões, cargas e detalhes. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Após a execução da impermeabilização, a norma pertinente recomenda que seja efetuada uma prova de carga com lâmina d'água, com duração mínima de 48 horas, para a verificação do sistema aplicado.

608 Q398723
Engenharia Civil
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

O estudo topográfico e o geotécnico permitem avaliar as condições preliminares do terreno, que fornecerão dados importantes para a execução de projetos de implantação de canteiro de obras, de arquitetura, de estrutura e de fundações. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

A representação de linha contínua de espessura estreita é utilizada tanto para as linhas de cota quanto para as linha de chamada, conforme norma brasileira de representação gráfica.

609 Q398718
Engenharia Civil
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Deseja-se levantar o quantitativo de material a ser adquirido para o piso de um salão de convenções em forma trapezoidal, cuja planta é um trapézio de bases iguais a 27 m e 15 m e altura igual a 12 m. Considerando-se que na execução há uma perda de 5% do material, a área a ser considerada, ao se fazer o levantamento das quantidades, deverá ser, em m², igual a

610 Q398716
Engenharia Civil
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Considere que a célula F2 do EXCEL armazene a expressão =A2*(B2+C2)^D2 em função dos conteúdos das células A2, B2, C2 e D2. Se os conteúdos das células forem A2=5, B2=2, C2=3 e D2=4, o valor exibido na célula F2 será