Questões sobre Hidráulica e Hidrologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Hidráulica e Hidrologia

As instalações hidráulicas sob pressão são constituídas por tubulações, acessórios de natureza diversa (válvulas, curvas ou conexões em geral), além de, eventualmente, uma máquina hidráulica. Esses acessórios provocam, localizadamente, a alteração do módulo ou direção da velocidade média do fluxo e da pressão. A esse respeito, julgue os próximos itens.

As curvas, nas tubulações, produzem perdas localizadas devido à mudança de direção do escoamento. Nessa mudança, ocorre uma diminuição de pressão na parte externa da curva, enquanto, na parte interna, ocorre incremento positivo de pressão, com diminuição da velocidade.

Precipitação é o nome dado ao processo pelo qual a água proveniente do vapor de água da atmosfera se deposita na superfície terrestre, seja sob a forma de chuva, granizo, neve ou geada. A formação das precipitações está associada ao movimento de ascensão das massas de ar, que provoca um resfriamento do ar, fazendo que atinja seu ponto de saturação. Em seguida, a condensação do vapor de água gerará gotículas que permanecem em suspensão sob a forma de nuvens. Quando as gotas crescem, atingem peso suficiente para superarem as forças de sustentação, ocorrendo a precipitação. As chuvas são classificadas de acordo com o agente responsável pela ascensão da massa de ar. Aquelas que ocorrem quando o ar é obrigado a vencer barreiras de montanhas são as chuvas

Este dispositivo é uma válvula de fechamento gradual, destinada a interromper automaticamente a entrada de água no reservatório de uma edificação, assim que se atinge o nível de água máximo previsto em seu interior. Segundo recomendações normativas, toda tubulação que abastece reservatórios deve ser equipada com esse dispositivo ou outro de mesmo efeito. O dispositivo deve: a) ser adequado à faixa de pressão de abastecimento de água disponível; b) permitir adequações do nível operacional; e c) assegurar proteção contra refluxo para a rede de abastecimento com o uso do alimentador predial.

O dispositivo a que o texto acima faz referência é a

Este fenômeno ocorre ao longo de um sistema de tubulações e é provocado basicamente pelo atrito do escoamento da água contra as paredes internas dos tubos. É considerado distribuído quando acontece ao longo de um tubo, dependendo de variáveis como: a) comprimento do tubo; b) diâmetro interno; c) vazão que escoa pelo tubo; e d) rugosidade da superfície interna. Por outro lado, é considerado localizado, quando ocorre em pontos específicos de um sistema de condução de água, como: a) mudanças de direção do fluxo (curvas, cotovelos e tês); b) reduções de seção, como em registros e válvulas; e c) presença de hidrômetros. Para que o dimensionamento de uma instalação predial de água fria seja feito adequadamente, não se pode desprezar esse fenômeno, devendo ele ser analisado e calculado a cada trecho da instalação.

O fenômeno descrito no texto acima é o(a)

O sistema de esgotamento sanitário de uma edificação é responsável por conduzir os despejos sanitários à rede pública coletora de esgoto ou a um sistema particular de tratamento e disposição dos efluentes finais. A fim de garantir o funcionamento do sistema por meio de realizações de manutenção da rede, são instalados dispositivos, como os tubos operculados, que são

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis