Questões sobre Estradas e Transporte

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Quanto aos materiais betuminosos utilizados como ligantes em pavimentações rodoviárias, é correto afirmar que RR-2C e CAP-1501/200 são, respectivamente,

O ensaio CBR (Californian bearing ratio), também chamado de índice de suporte Califórnia (ISC), é adotado em obras rodoviárias com o objetivo de avaliar 

Assinale a opção que indica o revestimento que pode ser empregado como base, regularização ou reforço do pavimento, que é aplicável em rodovias de trânsito intenso e que se caracteriza por ser flexível, resultante da mistura a quente em usina própria, composto de agregado mineral graduado, material de enchimento (filler) e ligante betuminoso, dosado, espalhado e comprimido a quente.

O projeto geométrico de uma rodovia é composto, em planta, por diversos trechos retilíneos, conectados por curvas, que podem ser circulares ou de transição. Seguindo a ordem de estaqueamento da estrada, os pontos notáveis da curva de transição são denominados de: 

A tabela a seguir mostra o movimento de terra ao longo do eixo de uma estrada: 

Imagem associada para resolução da questão


Considera-se que 80% do material de corte pode ser reaproveitado para reaterros ao longo de qualquer um dos trechos da estrada. O empolamento do material escavado é de 30%, e o material reaproveitado assume o mesmo grau de compactação que no terreno original.

Com base nessas informações, o volume de material que deve ser levado para um bota-fora é de: 

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