Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura do ano 2017

Em levantamentos topográficos, as medidas de distâncias verticais e/ou diferenças de nível são geralmente afetadas pelos efeitos da curvatura terrestre e da refração atmosférica. A refração é dependente das condições atmosféricas (temperatura e pressão atmosférica) e da localização geográfica. Considerando o raio médio da Terra como sendo 6370 km e o erro de refração como sendo 1/7 do erro de curvatura, assinale a alternativa que apresenta o valor total correspondente a esses erros, para uma diferença de nível de 200 m.

O Método dos Mínimos Quadrados (MMQ), quando aplicado a um levantamento topográfico envolvendo a medida da mesma grandeza (ângulo ou distância) por diferentes equipes e instrumentos, compreende etapas de cálculo que têm por objetivo determinar, entre as diversas séries de medida, a melhor delas, ou seja, aquela que resulta no valor mais provável para a referida grandeza. Em relação aos cálculos preconizados pelo MMQ, é INCORRETO afirmar:

Um determinado sistema de coordenadas é adotado em função das atividades de engenharia a serem executadas. Dependendo da escala do mapeamento, o sistema de coordenadas UTM se torna inadequado, devido às distorções lineares provocadas, principalmente nos limites dos fusos UTM. Quanto aos sistemas de coordenadas UTM, LTM e RTM, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Enquanto o fuso UTM tem uma amplitude longitudinal de 6°, os fusos RTM e LTM têm, respectivamente, amplitudes longitudinais de 2° e 1°.

( ) O sistema LTM atende à necessidade do mapeamento urbano no que diz respeito à equivalência entre as distâncias medidas em campo e sua respectiva projeção na planta topográfica.

( ) Para escalas iguais ou maiores que 1:2.000, a distorção linear provocada pelo sistema LTM, mesmo no limite do fuso, é tão grande que não pode e nem deve ser desprezada.

( ) O sistema RTM, utilizado para evitar a transposição de fuso quando a região mapeada está próxima do limite de fuso LTM, tem os meridianos centrais localizados apenas nas longitudes pares.

( ) À origem do sistema UTM, para mapeamentos no hemisfério Sul, são atribuídos os valores de 500 km e 10000 km, enquanto para os sistemas RTM e LTM são atribuídos os valores de 300 km e 6000 km.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

O sistema de projeção UTM é proposto para o mapeamento do mundo todo, em escalas próprias para mapeamentos topográficos. Nesse sistema de projeção, o mundo é dividido em 60 fusos de amplitudes de 6° em longitude. A projeção cartográfica desse sistema de projeção é uma projeção transversa de Mercator secante, cuja secância é estabelecida pela redução de escala no meridiano central de cada fuso. Com base nessas informações, considere as seguintes escalas e comprimentos:

1. Para a escala nominal 1:1.000, o comprimento no terreno sobre o meridiano central é 100,00 metros.

2. Para a escala nominal 1:2.000, o comprimento no terreno sobre o meridiano central é 200,08 metros.

3. Para a escala nominal 1:2.000, o comprimento no terreno sobre o meridiano central é 200,00 metros.

4. Para a escala nominal 1:1.000, o comprimento no terreno sobre o meridiano central é 100,04 metros.

Para comprimentos sobre o meridiano central do fuso UTM de 10 centímetros, está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

Em relação à ampliação da escala de representação em trabalhos cartográficos, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis