Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura do ano 2016

Um determinado produto cartográfico foi avaliado e reprovado, pois não atingiu o Padrão de Exatidão Cartográfico (PEC) especificado. Essa situação pode ser explicada pelo seguinte aspecto:

Afirmar que não existe mapa acurado porque é impossível reproduzir a realidade infinita do espaço geográfico por um conjunto limitado de pontos, linhas e polígonos é falso, quando se leva em consideração:

Uma das formas usuais de avaliação da qualidade de documentos cartográficos consiste na coleta de pontos sobre o documento considerado e a comparação de sua posição, seu atributo ou validade temporal com a realidade do terreno ou verdade estabelecida. Atualmente essa coleta é realizada, normalmente, por meio de uma digitalização vetorial. Para estabelecimento de parâmetros gerais, foi desenvolvido um teste estatístico, com a técnica de análise de variância, cujas características foram: mesa digitalizadora com resolução de 0,025 mm, 4 operadores; 40 pontos; 2 mídias (papel e filme); 10 repetições, 3.200 digitalizações, sendo que a cada 25 pontos digitalizados a folha era retirada do dispositivo e novamente registrada. Diante da abrangência do estudo e do volume de dados coletados, foi possível estabelecer como diretrizes para um teste de qualidade que:

Para avaliação da qualidade nos processos de geoinformação, conta-se com a série ISO 19100, produzida pelo Comitê ISO/TC 211 - Geographic information/Geomatics, do qual o Brasil:

A construção de um Modelo Digital de Superfície (MDS), no caso, da superfície terrestre, empregou as altitudes diretamente coletadas por técnicas GNSS. O MDS serviu de suporte a estudos hídricos, mas mostrou-se inadequado quando utilizado. O problema ocorrido se deve à:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis