Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

Vários métodos de medição do volume em uma tora podem ser utilizados nas serrarias, tais como: volume ao quarto, volume francon e volume geométrico. Na prática, a escolha do método vai depender de como está sendo comercializada a madeira (quem compra e quem vende), mas pode ser feita em função do uso dessa madeira. Se o objetivo é determinar a máxima produção de tábuas cujo comprimento seja igual ao comprimento da tora, uma possibilidade é determinar o volume do maior pranchão de seção quadrada inscrito na tora. Para isso, necessitase determinar a largura deste pranchão, ou seja, a sua aresta. A partir dessas informações, julgue o item que se segue, relativo à tora de madeira ilustrada na figura acima.

O volume do maior pranchão de seção quadrada e aresta "a" que pode ser inscrito na tora mostrada na figura, considerando o seu comprimento total de 6 m, e que  é igual a 2,16 m3.

A maior floresta tropical do planeta sofre com os desmatamentos, podendo-se citar como suas causas a colonização, as atividades agropecuárias, a exploração mineral e a formação de hidrelétricas. Nesses desmatamentos, há uma grande produção de madeira que, no entanto, com poucas exceções, não tem um uso definido, o que dificulta a introdução de novas espécies no mercado. Algumas iniciativas foram feitas, mas ainda há muito por fazer. Nesse sentido, a determinação das propriedades anatômicas, físicas e mecânicas das madeiras é requisito básico para indicar os usos dessas madeiras para a industrialização. A respeito dessas propriedades, julgue os itens a seguir. Angelim vermelho (Dinizia excelsa Ducke) e cumaru (Dipteryx odorata Willd) são espécies amazônicas produtoras de madeiras duras; enquanto morototó (Didymopanax morototoni (Aubl.) Decne & Planch) e quarubarana/cedrinho (Erisma uncinatum Warm) são espécies amazônicas produtoras de madeira macia.

A maior floresta tropical do planeta sofre com os desmatamentos, podendo-se citar como suas causas a colonização, as atividades agropecuárias, a exploração mineral e a formação de hidrelétricas. Nesses desmatamentos, há uma grande produção de madeira que, no entanto, com poucas exceções, não tem um uso definido, o que dificulta a introdução de novas espécies no mercado. Algumas iniciativas foram feitas, mas ainda há muito por fazer. Nesse sentido, a determinação das propriedades anatômicas, físicas e mecânicas das madeiras é requisito básico para indicar os usos dessas madeiras para a industrialização. A respeito dessas propriedades, julgue os itens a seguir. Na madeira obtida de folhosas, as fibras estão presentes em uma proporção entre 20% e 80% do lenho. A correlação entre volume de fibras, densidade aparente e resistência mecânica da madeira não é um fato comprovado experimentalmente.

A anisotropia é uma importante característica da madeira. A madeira reage diferentemente ao ser submetida a esforços físicos (secagem) ou mecânicos (compressão) conforme seja considerada a face tangencial, radial ou transversal. A respeito dessas características e com base na figura acima, que ilustra uma amostra de madeira apresentando três faces e suas porções de tecido, julgue os itens que seguem.

A face B é denominada tangencial e a contração transversal nessa face é menor que na face C, denominada radial.

A poluição do ar pode originar-se de fontes naturais e de fontes antrópicas. São fontes naturais de poluição do ar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis