Listagem de Questões sobre Geral
Baseado nos conhecimentos a respeito de incêndios florestais e do planejamento de medidas de prevenção e combate, considere as afirmativas a seguir.
I. As áreas de reflorestamento com Pinus elliottii são mais susceptíveis ao incêndio florestal do que as de eucaliptos, pois são consideradas grandes produtoras de goma resina que são altamente inflamáveis.
II. O uso da técnica de desbastes, mecânico ou seletivo, aumenta a abertura do dossel, podendo ser considerada uma medida silvicultural eficiente de proteção contra o início e propagação do incêndio.
III. A exploração de talhões de forma alternada, isto é, com corte a cada ano, pode ser considerada uma medida silvicultural prática para prevenção ao incêndio florestal.
IV. O controle do incêndio florestal somente será efetivo se o técnico florestal atuar simultaneamente em um dos três componentes do chamado triângulo do fogo (oxigênio, fonte de calor e no material combustível).
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
Em trabalhos de recomposição e revitalização de vegetação arbórea em áreas degradadas, considere as afirmativas a seguir.
I. Recomposição do solo, transposição (transferência) de solo (substrato), poleiros artificiais ou pontes ecológicas e semeadura direta são técnicas que aumentam a capacidade de resiliência de uma área degradada.
II. A disseminação das sementes nas áreas degradadas pode ocorrer pelas formas antropórica, zoocória, anemocória, hidrocória e barocória.
III. Flutuações climáticas, heterogeneidade de solos e sedimentação de rios são fatores e processos de natureza antrópica, responsáveis pela fragmentação florestal.
IV. Hovenia dulcis, Melia azedaracach e Psidium guajava são exemplos de contaminadores biológicos na região sul do Brasil.
Qual será o perímetro máximo de um curral, sabendo-se que para sua construção o proprietário propõe que seja utilizado mourões de 2,8 m de comprimento, com espaçamento entre mourões de 2 m e disponibilidade de uma pila de madeira de Eucalyptus citriodora com as dimensões de 5,6 m x 1,5 m x 2 m, cujo fator de empilhamento é de 1,4 e o volume médio por tora é de 0,3 m3:
As sementes das angiospermas dividem-se em duas grandes classes, sendo uma delas as dicotiledôneas, representada por uma imensa variedade de vegetais, inclusive as leguminosas, magnólias, canelas e ipês, que são compostas de tegumento, endosperma e embrião, podendo o endosperma estar ausente em algumas espécies. Com relação às sementes desse grupo, considere as afirmativas a seguir.
I. O embrião é composto de eixo embrionário e de cotilédones.
II. Quando a semente não possui endosperma, a função de nutrir o eixo embrionário passa a ser exercida pelos cotilédones.
III. A semente possui tegumento espesso, características das espécies dicotiledôneas e a germinação epígea, que é aquela em que o hipocótilo traz para fora da terra os cotilédones.
IV. O tegumento da semente origina-se das paredes do ovário.
Segundo Harry Lorenzi (2000), a espécie florestal Cedrela fissilis Vell. (cedro-rosa) ocorre desde o Rio Grande do Sul até Minas Gerais, principalmente nas florestas decídua e pluvial atlântica. A madeira é largamente empregada em chapas de compensados, contraplacados, esculturas e obras de talha, móveis em geral, marcenaria, construção civil, naval e aeronáutica. Apesar do interesse econômico sobre a utilização da madeira, o cultivo dessa espécie não tem ocorrido em função da limitação. Com base nos conhecimentos sobre a espécie, é correto afirmar:
O ataque de Sirex noctiliio em viveiros e no campo com plantios comercias de Cedrela fissilis danifica as gemas apicais, levando à paralisação do crescimento e à morte da planta.
Em função do baixo crescimento inicial após o plantio no campo, as mudas são fortemente atacadas pelas formigas cortadeiras, especialmente dos gêneros Atta e Acromirrmex impedindo o seu estabelecimento, pois as formigas desfolhadoras podem ser consideradas a principal praga florestal e principalmente pelo fato da Cedrela fissilis Vell. ser altamente susceptível a desfolha.
Imediatamente após o plantio no campo, durante o período de inverno, o intenso ataque de cerambicídeos da espécie Oncideres impluviata causa uma redução drástica de copa, comprometendo o desenvolvimento das plantas, podendo causar a morte, inviabilizando o reflorestamento.
Os troncos de Cedrela fissilis são comumente atacados por Coccoderus novempunnctatus (broca), causando perfurações, o que compromete o aproveitamento para fins econômicos, pois seu controle é altamente inviável técnica e economicamente.
A Hypsipyla grandella causa danos no broto apical, com danos significativos tanto em condições de viveiros como em plantios puros, e até mesmo em áreas de regeneração natural com a ocorrência da espécie.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}