Listagem de Questões sobre Geral
Um determinado produto comercial tem 50% de princípio ativo (PA) e conforme recomendação deve-se utilizar 0,035% de PA. Quantos gramas do produto comercial (P.C.) deve ser adicionada em 50 litros de água?
Considerando o povoamento florestal eqüiano de eucalipto, quais tratamentos silviculturais devem ser adotados pelo técnico florestal, visando uma melhoria da qualidade da madeira a ser produzida, minimização dos impactos ambientais e a otimização dos recursos financeiros? Assinale a alternativa correta:
A utilização do espaçamento adensado em plantio florestal tem influência tanto no crescimento do tronco da árvore como na formação da madeira, em função da intensa competição por nutrientes, água e luminosidade.
O uso da fertilização mineral em plantio florestal é uma prática importante, pois pode proporcionar alterações positivas na densidade básica da madeira e, conseqüentemente, nas suas propriedades físico-mecânicas.
O primeiro desbaste em eucaliptos deve ser de intensidade leve e tardio, visando somente a eliminação das árvores suprimidas e defeituosas.
De maneira geral, as empresas têm utilizado a desrama artificial dos galhos nas plantações para fins industriais (papel e celulose) de eucalipto, pois esta prática favorece a melhoria da qualidade da madeira, pois evita a formação dos nós mortos, permanecendo apenas os nós verdes e há aumento da produção da madeira em função do aumento da conicidade do tronco.
Em função das condições climáticas e edáficas serem consideradas ideais para a grande parte do estado do Paraná, o crescimento rápido obtido com o uso das espécies plantadas, principalmente pinus e eucalipto, aos sete anos de idade seus povoamentos estão aptos a serem cortados para a produção de madeira serrada.
A sociedade brasileira, preocupada com suas florestas, que em muitas regiões foram devastadas num ritmo acelerado, ficou demonstrada na criação de leis reconhecidas internacionalmente como uma das mais avançadas do mundo. Em 1934 foi criado o primeiro Código Florestal Brasileiro. De acordo com o atual Código Florestal Brasileiro, Lei 4.771/65, considere as seguintes afirmativas.
I. São consideradas de preservação permanente as faixas de terras ao redor das lagoas, lagos e reservatórios naturais, sendo que essa norma poderá ser aplicada para os reservatórios artificialmente construídos, ficando a decisão a critério da autoridade ambiental do estado, que se responsabilizará pela recuperação ambiental de tal faixa, quando necessário.
II. As florestas existentes no território nacional, e as demais formas de vegetação, são bens de interesse comum a todos os habitantes do país, exercendo-se nelas os direitos de propriedade com as limitações que a legislação geral e ambiental impõe.
III. Áreas de preservação permanente são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações.
IV. A supressão de vegetação em área de preservação permanente somente poderá ser autorizada pelo órgão ambiental do município, que poderá exigir ações mitigadoras e compensatórias ao proponente, ações essas que deverão estar de acordo com o zoneamento ecológico da região e com o plano de bacia, quando houver.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
II e III.
I e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
Entre os prováveis fatores responsáveis durante o manejo das mudas no viveiro que podem elevar a taxa de mortalidade de mudas após o plantio definitivo no campo, destacam-se:
I. Em condições de viveiro, o excesso de água nas mudas é melhor do que a deficiência, pois cria uma condição mais favorável para circulação do ar.
II. Em condições de viveiro, o excesso de rega pode ser mais prejudicial do que a deficiência, pois cria condição favorável ao desenvolvimento de patógenos.
III. A fim de melhorar a qualidade das mudas e aumentar a probabilidade de sobrevivência e desempenho inicial após plantio no campo, o técnico florestal deve recomendar dosagens elevada de adubação nitrogenada, irrigação de maneira abundante e controlar a incidência de luz solar .
IV. As mudas devem receber regas abundantes de forma a permitir que a umidade do substrato atinja condições próxima ao ponto de murcha, induzindo o equilíbrio relação peso de matéria seca da parte aérea /peso de matéria seca do sistema radicular.
São consideradas corretas as seguintes afirmações:
II e IV.
I, II e IV.
A implantação de um programa de recuperação de uma área tem como objetivo minimizar ou eliminar os efeitos adversos decorrentes das intervenções e alterações ambientais inerentes ao processo construtivo e à operação do empreendimento, com capacidade de gerar impactos ambientais nas áreas de influência do empreendimento. A recuperação deverá ter por objetivo o retorno do sítio degradado a uma forma de utilização, de acordo com um plano pré-estabelecido para o uso do solo, visando à obtenção de uma estabilidade do meio ambiente. Planos de Recuperação são importantes instrumentos da gestão ambiental para atividades antrópicas, sobretudo aquelas que envolvem desmatamentos, terraplenagem, exploração de jazidas e áreas de empréstimos e bota-foras.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}