Questões sobre Engenharia Ambiental

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Engenharia Ambiental

A faixa de mar contínua ao território, na qual o Estado exerce sua soberania e jurisdição e que alcança 12 milhas náuticas (22 quilômetros) a partir do litoral de um Estado, é chamada de:

O tempo necessário para que toda a área da bacia contribua para o escoamento superficial na seção de saída é chamado de:

Considere as seguintes afirmativas em relação à Resolução Conama 462/2014 que regulamenta os procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de fonte eólica em superfície terrestre.

1. Os empreendimentos eólicos sujeitos ao procedimento simplificado de licenciamento deverão ser objeto de elaboração de relatórios simplificados que conterão informações relativas ao diagnóstico ambiental da região de inserção do empreendimento, sua caracterização, a identificação dos impactos ambientais e das medidas de controle e mitigadoras e compensatórias.

2. O órgão licenciador poderá, em uma única fase, atestar a viabilidade ambiental, aprovar a localização e autorizar a implantação do empreendimento eólico de baixo impacto ambiental, sendo emitida diretamente a licença de instalação, cujo requerimento deverá ser realizado antes da implantação do empreendimento, desde que apresentadas medidas de controle, mitigação e compensação.

3. O licenciamento ambiental de empreendimentos eólicos considerados de baixo impacto ambiental será realizado mediante a apresentação de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), além de audiências públicas, nos termos da legislação vigente.

4. Quando houver a necessidade de supressão de vegetação para a instalação dos empreendimentos eólicos, a autorização para a mesma deverá ser requerida na fase da Licença Prévia, com a apresentação dos estudos pertinentes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Considere as afirmativas abaixo em relação às águas superficiais e águas subterrâneas:

1. As águas superficiais e as águas subterrâneas não são necessariamente recursos independentes. Em muitos casos podem existir ligações entre os corpos de água superficial e aquíferos. Dependendo da permeabilidade do leito do rio e da diferença de carga potenciométrica entre o rio e o aquífero, a água pode fluir do rio para o aquífero ou vice-versa.

2. As descargas de águas de fontes, que emergem no sopé de muitas encostas, são um exemplo de ligação entre água subterrânea e superficial, à medida que, depois de aflorarem à superfície do solo, essas águas incorporam- -se ao escoamento superficial.

3. As águas subterrâneas encontradas nos sistemas aquíferos regionais são águas armazenadas ao longo de milhares de anos e se encontram, em condições naturais, em quase equilíbrio, governado por um mecanismo de recarga e descarga.

4. As águas superficiais representam águas em trânsito, que se renovam em períodos muito curtos. Os aportes dependem das chuvas e as perdas por evapotranspiração são contínuas, por estarem diretamente expostas às influências dos agentes e fatores climáticos, como temperatura do ar, ventos, umidade relativa, etc.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A zona que fica situada abaixo da superfície freática na qual todos os vazios existentes no terreno estão preenchidos com água e que a superfície freática é definida como o lugar geométrico dos pontos em que a água se encontra submetida à pressão atmosférica é chamada de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis