Questões de Engenharia Ambiental do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Ambiental do ano 2007

O pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke), espécie nativa da Amazônia, se destaca pela produção de óleo essencial, cujo princípio ativo, o linalol, é utilizado na indústria de perfumaria. O fato de a extração do óleo ser feita pela destilação da madeira — por isso, a necessidade de seu corte —, associado a uma exploração predatória, fez diminuir e empobrecer seus recursos genéticos. O desenvolvimento da silvicultura na condução de brotações e(ou) na implantação de povoamentos dessa espécie torna-se necessário para manter um recurso próprio da população local. A técnica de talhardia possibilita o manejo sustentado do pau-rosa, pois permite várias rotações e pode ser empregada tanto em plantios quanto em florestas nativas. Em Curuá-Uma, no estado do Pará, desenvolveu-se um estudo para verificar a influência do diâmetro e da altura de corte das cepas na brotação de pau-rosa com 22 anos de idade. Parte dos resultados obtidos nesse estudo são apresentados nas tabelas a seguir.

Com referência aos dados apresentados, julgue os itens que se seguem.

O diâmetro da cepa influencia significativamente o diâmetro, a altura e o número de rebrotos.

O sistema de drenagem, tanto pelas dificuldades de gerenciamento quanto pela sua interferência com os demais sistemas de infra-estrutura é um dos problemas causados pela urbanização. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

O volume de água empoçada em áreas com solos predominantemente arenosos é maior que em áreas com solos argilosos.

Existem três tipos de intemperismo: químico, mecânico (ou físico) e biológico. Dentre os tipos mais comuns de intemperismo químico, podem-se citar: dissolução, hidratação, hidrólise, carbonatação e oxidação. Com base nisso, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis