Questões de Engenharia Ambiental do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Ambiental do ano 2007

A política e a legislação agrária no Brasil, desde a época da colonização, sempre foram uma questão polêmica. Uma análise da realidade agrária brasileira hoje mostra a presença dos conflitos de terra pela falta de uma política clara que resolva o problema. A modernização conservadora ampliou suas áreas de ação, no entanto, os movimentos sociais aumentaram a pressão social sobre o Estado na luta pela terra. A propósito desse tema, julgue os próximos itens, relativos aos gráficos acima.

O número de assentamentos foi sempre superior na região amazônica devido à alta densidade demográfica da região.

A Amazônia brasileira ou Amazônia Legal — região geopolítica que inclui os estados do Acre, do Amapá, do Amazonas, o oeste do Maranhão e os estados de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, de Roraima e do Tocantins — hoje é ocupada por particulares e conta com terras devolutas e áreas protegidas por unidades de conservação ou terras indígenas.

As decisões quanto à melhor maneira de manejar a floresta amazônica deverão ser tomadas com rapidez, uma vez que em 1970 a Amazônia Legal possuía 76% de formações florestais do tipo pantanal e chegou a 2005 com uma cobertura de apenas 30%.

O desmatamento ilegal para a conversão de florestas em pastagens na região amazônica é resultado de três atividades principais: a pecuária extensiva, a agricultura familiar e a agricultura mecanizada.

Entre as dificuldades que se apresentam na implantação de manejos florestais na Amazônia, está o fato de a pecuária extensiva, sob todos os aspectos, ser superior ao manejo florestal.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis