Questões de Engenharia Ambiental do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Ambiental do ano 2007

Na Amazônia, há uma dominância de solos de baixa fertilidade natural, com baixa capacidade de nutrientes essenciais disponíveis, o que é conseqüência da sua formação e do fato de serem intensamente lixiviados. Essa observação fundamenta a argumentação defendida por alguns ambientalistas de que, se desmatada para dar lugar ao homem, à agricultura, ou à pecuária, há um grande risco de essa região se tornar um deserto, pois a densa floresta não irá se regenerar. Acerca das condições do solo da Amazônia, julgue os itens seguintes. Para todas as culturas amazônicas, a baixa reserva de nutrientes em solos amazônicos pode ser compensada pelo uso adequado de fertilizante e corretivo.

Na Amazônia, há uma dominância de solos de baixa fertilidade natural, com baixa capacidade de nutrientes essenciais disponíveis, o que é conseqüência da sua formação e do fato de serem intensamente lixiviados. Essa observação fundamenta a argumentação defendida por alguns ambientalistas de que, se desmatada para dar lugar ao homem, à agricultura, ou à pecuária, há um grande risco de essa região se tornar um deserto, pois a densa floresta não irá se regenerar. Acerca das condições do solo da Amazônia, julgue os itens seguintes. Os solos aluviais rasos, com boa fertilidade e bem desenvolvidos, aparecem nas várzeas, onde é praticada a agricultura de subsistência.

Serrarias podem ser definidas como verdadeiras fábricas, onde a matéria-prima bruta é a madeira na forma de tora e os produtos são tábuas, ripas, caibros, pernas-mancas etc. A região amazônica é uma grande produtora de madeira serrada e uma grande exportadora desses produtos para outros centros consumidores do país. Nesses centros consumidores, essa madeira é utilizada para os mais variados fins, como fabricação móveis e construção civil. Considerando esse contexto, julgue os itens a subseqüentes. O planejamento de uma serraria deve levar em consideração a espécie ou grupo de espécies que serão processadas, o mercado consumidor de produtos de madeira, o método de processamento, a disponibilidade de equipamento e manutenção e o local de instalação da serraria.

Serrarias podem ser definidas como verdadeiras fábricas, onde a matéria-prima bruta é a madeira na forma de tora e os produtos são tábuas, ripas, caibros, pernas-mancas etc. A região amazônica é uma grande produtora de madeira serrada e uma grande exportadora desses produtos para outros centros consumidores do país. Nesses centros consumidores, essa madeira é utilizada para os mais variados fins, como fabricação móveis e construção civil. Considerando esse contexto, julgue os itens a subseqüentes. Considerando que B = 3,14, o volume em madeira serrada de uma serraria com rendimento de 45%, ao processar 8 toras cilíndricas de 6 m de comprimento e 0,80 m de diâmetro, é maior que 15 m3.

Vários métodos de medição do volume em uma tora podem ser utilizados nas serrarias, tais como: volume ao quarto, volume francon e volume geométrico. Na prática, a escolha do método vai depender de como está sendo comercializada a madeira (quem compra e quem vende), mas pode ser feita em função do uso dessa madeira. Se o objetivo é determinar a máxima produção de tábuas cujo comprimento seja igual ao comprimento da tora, uma possibilidade é determinar o volume do maior pranchão de seção quadrada inscrito na tora. Para isso, necessitase determinar a largura deste pranchão, ou seja, a sua aresta. A partir dessas informações, julgue o item que se segue, relativo à tora de madeira ilustrada na figura acima.

O volume do maior pranchão de seção quadrada e aresta "a" que pode ser inscrito na tora mostrada na figura, considerando o seu comprimento total de 6 m, e que  é igual a 2,16 m3.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis