Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária da FUNDATEC

Na etapa de tratamento de efluentes líquidos de um determinado município, observa-se a presença de compostos orgânicos complexos e íons metálicos. Considerando os processos químicos envolvidos nesse tratamento, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de etapas unitárias e os principais processos químicos associados a cada uma delas, respectivamente:

O uso de líquens como bioindicadores de qualidade do ar está relacionado principalmente à sua sensibilidade a:

O tratamento de esgoto é um processo essencial para a preservação da saúde pública e do meio ambiente, sendo composto por diferentes etapas. Cada etapa tem funções específicas, como a remoção de sólidos, a degradação da matéria orgânica e a eliminação de patógenos e nutrientes que causam eutrofização, por exemplo. Sobre as diferentes fases de tratamento do esgoto, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na fase designada por pré-tratamento ou tratamento preliminar, o esgoto é sujeito aos processos de separação dos sólidos mais grosseiros, como: Gradeamento – que pode ser composto por grades grosseiras, grades finas e/ou peneiras rotativas; Desarenamento – nas caixas de areia; Desengorduramento – nas chamadas caixas de gordura ou em pré-decantadores. Nesta fase, o esgoto é preparado para as fases de tratamento subsequentes, podendo ser sujeito a um pré-arejamento e a uma equalização tanto de caudais como de cargas poluentes ou resíduos.
( ) O tratamento primário do esgoto é geralmente um processo biológico, do tipo iodo ativado ou do tipo filtro biológico, onde a matéria orgânica (poluente) é consumida por microrganismos nos chamados reatores biológicos. Estes reatores são normalmente formados por tanques com grande quantidade de microrganismos aeróbios, havendo a necessidade de promover o seu arejamento.
( ) A segunda fase de tratamento é designada por tratamento secundário, em que a matéria poluente é separada da água por sedimentação. Este processo exclusivamente de ação física pode, em alguns casos, ser ajudado pela adição de agentes químicos que, através de uma coagulação/floculação, possibilitam a obtenção de flocos de matéria poluente de maiores dimensões e assim mais facilmente decantáveis.
( ) Normalmente antes do lançamento final no corpo receptor, é necessário proceder à desinfecção das águas residuais tratadas para a remoção dos organismos patogênicos ou, em casos especiais, à remoção de determinados nutrientes, como o nitrogênio e o fósforo, que podem potenciar, isoladamente e/ ou em conjunto, a eutrofização das águas receptoras.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 918283 - Engenharia Ambiental e Sanitária, , FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Engenheiro (Engenharia Ambiental)

De acordo com a Lei Complementar nº 140/2011, os entes federativos podem valer-se, entre outros, dos seguintes instrumentos de cooperação institucional, EXCETO:

#Questão 918285 - Engenharia Ambiental e Sanitária, , FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Engenheiro (Engenharia Ambiental)

De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 222/2018, são substâncias que devem ser segregadas, acondicionadas e identificadas separadamente, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis